O uso de containers revolucionou o transporte de carga, mas o equipamento para uso terrestre tem uma vida útil que pode variar entre oito e 20 anos apenas. Depois disso, precisa ser descartado e pode ser recondicionado para uso na construção civil, reaproveitando o material. Essa prática começou nos anos 90, na Inglaterra, justamente pensando em dar uma destinação útil ao resíduo, transformando módulos em ambientes.
O container é fácil de se utilizar e pode ser montado para estruturas móveis ou itinerantes, já que pode ser facilmente transportado. Além disso, é uma edificação muito barata, chegando a custar 30% menos do que a construção de alvenaria, levando em conta desde a fundação da estrutura até os revestimentos. Além disso, é um material personalizável e versátil, permitindo a modulação a qualquer momento, mesmo após o término de um projeto.
Com todas as características positivas, o container ainda exige alguns cuidados. Essa grande caixa normalmente é feita de aço, alumínio ou fibra. Estes materiais são barulhentos por si só e não costumam oferecer conforto acústico a respeito dos barulhos exteriores. Estar em um container no meio de uma tempestade pode ser ensurdecedor! Por isso, é importante contar com bons profissionais para ter o melhor em termos de isolamento acústico entre os ambientes.