Como alugar imóvel em Portugal?
Onde procurar o imóvel, com quem tratar e documentos necessários são informações essenciais para conseguir um bom aluguel no país europeu
Publicidade
Muitos brasileiros estão embarcando para Portugal para ficar. Se esse é seu caso, além de preparar o visto, encontrar um imóvel exige entender o processo de aluguel. Com a concorrência alta, a dica é começar a procurar quando estiver lá para fazer as vistorias e não perder oportunidades. Saiba como funciona.
Documentos necessários
A documentação para processo de aluguel em Portugal pode variar de acordo com a sua situação no país, como fechará negócio (direto com o proprietário ou intermediado por imobiliária) e se apresentará fiador. O NIF, semelhante ao CPF brasileiro, é o principal documento, porque permite associar seu nome a contas de serviços essenciais, como água, luz, entre outras. Também é comum a exigência de Contrato de Trabalho e Passaporte ou outro documento de identificação.
Precisa de fiador?
Em muitos casos, sim. Mas como grande parte dos brasileiros que vão morar em Portugal não consegue fiador, muitas imobiliárias estão substituindo essa garantia pela apresentação de um meio de subsistência no país. Alguns proprietários aceitam a troca do fiador pelo caução: adiantamento de alguns meses de aluguel. O valor pedido pode chegar ao equivalente a um ano de locação.
Anúncios
A internet facilita a vida de quem está buscando aluguel em Portugal. Em alguns sites, você pode conferir anúncios: Casa Sapo, OLX, Custo Justo, Idealista. Verifique os classificados mais recentes, porque não é raro os senhorios (como são chamados os proprietários por lá) conseguirem a locação e não tirarem os anúncios do ar.
Publicidade
Antes de fechar o negócio, exija contrato de locação devidamente registrado, leia atentamente e guarde bem sua cópia. Vale a pena conferir a Lei de Arrendamento para saber mais sobre o aluguel de imóveis em Portugal e não cair em golpes.
À procura do imóvel ideal
Além do processo burocrático que envolve o aluguel em Portugal, atente-se a algumas características ao escolher o imóvel:
Localização
Quando se trata de valores, o aluguel de imóvel em Portugal se assemelha ao Brasil: quanto mais próximo ao centro, mais caro. Regiões interioranas costumam ter opções mais vantajosas. Mas não se iluda com preços baixos: durante as vistorias, confira se a localização atende de fato às suas necessidades, principalmente em relação a transporte, segurança e serviços essenciais.
Tipos de imóveis
Nos anúncios, os imóveis são denominados de acordo com a quantidade de dormitórios. “T0” ou “T alguma coisa Kit” assemelham-se a kitnet ou estúdio sem quartos. “T1” quer dizer que possui um quarto, “T2”, dois quartos e assim sucessivamente. Outra tipologia bem comum é “T+1”: imóvel tem um quarto mais um cômodo pequeno e sem janelas que pode ser transformado em dormitório.
Publicidade
Com ou sem mobília?
Se no anúncio estiver informando que o imóvel é equipado, significa que é mobiliado. Em geral, tem os móveis e eletrodomésticos básicos (fogão, geladeira, máquina de lavar, etc.). Por oferecer mais comodidade, o aluguel desses imóveis em Portugal é mais caro. Caso seja essa sua opção, tire fotos dos equipamentos durante a vistoria e envie para o proprietário (senhorio), para deixar documentado o estado deles antes do início da locação. Lembre-se de que eventuais quebras devem ser repostas.
Preparado para o inverno
Outra característica importante no país europeu é sua estrutura para temperaturas baixas. Verifique se possui vedação, vidros duplos e aquecedores. Confira também a exposição solar do local. O inverno costuma girar em torno dos oito graus e isso faz a diferença no conforto durante esse período.
NOTÍCIAS MAIS LIDAS
NEWSLETTER
IMÓVEIS
Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis