Notícias

Presidentes de construtoras e incorporadoras indicam livros para ler em 2025

Líderes do mercado imobiliário sugerem obras sobre arquitetura e empreendedorismo

Por: Redação, Estadão Imóveis 15/01/2025 3 minutos de leitura
Ricardo Gontijo, CEO da Direcional, recomenda livro sobre personalidades históricas / Crédito: Divulgação

Publicidade

Na mesa de cabeceira de empresários do mercado imobiliário, obras de autores internacionais estimulam reflexões sobre arquitetura, dinheiro e sucesso. À pedido do Estadão Imóveis, presidentes de incorporadoras e construtoras brasileiras indicaram livros para ler em 2025. Na lista, consta pouca literatura, mas muitos livros técnicos e de empreendedorismo. Confira: 

Alexandre Souza Lima, CEO da Meta Incorporadora

Crédito: Divulgação

Livro: A Psicologia Financeira (2021)
Autor: Morgan Housel 

“O livro A Psicologia Financeira, de Morgan Housel, traz uma abordagem única e instigante sobre a relação entre dinheiro, riqueza e a vida. Explora como nossas decisões financeiras são fortemente influenciadas por fatores psicológicos, além das fórmulas matemáticas. Recomendo a leitura, como um convite à reflexão sobre dinheiro, investimentos e sentimentos”.

Ricardo Gontijo, CEO da Direcional

Crédito: Divulgação

Livro: Outliers – Fora de Série
Autor: Malcolm Gladwell

Publicidade

“O livro trata de personalidades que são fora da curva, como Bill Gates, Beatles e Mozart, e se destacam nos seus segmentos de atuação. 

Alguns pontos fundamentais daqueles que são “fora da curva”, segundo a obra de Gladwell, são resiliência, foco, treinamento e experiência. Acredito que esses tópicos fazem toda a diferença, especialmente nos dias de hoje. São aspectos muito relevantes para as novas gerações que estão chegando ao mercado de trabalho.”

Silvio Kozuchowicz, fundador e CEO da SKR

Crédito: Divulgação

Livro: Tempos Líquidos (2007)
Autor: Zygmunt Bauman

“Em ‘Tempos Líquidos’, Zygmunt Bauman nos fala sobre um mundo em constante mudança, seja nas relações, na cultura ou no trabalho. Tudo muito fluido e incerto. 

Publicidade

Conecto esta percepção com a ideia de uma Arquitetura Viva, na medida em que os espaços que criamos também precisam ser dinâmicos, flexíveis e preparados para acompanhar essas transformações. Espaços que dialoguem com o dinamismo e a imprevisibilidade do mundo contemporâneo.

Nesse mundo tão rápido e líquido, esses espaços também precisam ser sustentáveis e responsáveis, atentos ao meio ambiente e fortalecendo as comunidades locais.

+ ‘Ainda Estou Aqui’: conheça o livro que deu origem ao filme de sucesso internacional

Bauman nos alerta sobre o impacto das transformações rápidas e superficiais na sociedade e ressalta a necessidade de criarmos ambientes que priorizem as pessoas, nossas histórias e nossas relações.

Publicidade

A Arquitetura Viva é a materialização dessa busca, uma visão de futuro em que os espaços não apenas abrigam, mas transformam e são transformados pelas interações humanas, promovendo um modo de vida mais criativo, inclusivo e humano”.

Henrique Oliveira, Sócio-Fundador da Zait Engenharia

Crédito: Daniela Ramiro / Divulgação

Livro: Comece pelo porquê (2009)
Autor: Simon Sinek 

“O livro explora algo primordial: ter um propósito claro nas organizações. Para os líderes de construtoras e incorporadoras, entender o ‘porquê’ não apenas inspira e engaja a equipe, como estabelece uma conexão emocional com os clientes e este é o verdadeiro marketing.

O propósito também orienta a tomada de decisões estratégicas e promove a criação de projetos que podem se tornar os clássicos do amanhã”.

Publicidade

Daniel Ribeiro, Presidente da G.D8 Incorporadora

Crédito: Marcos Lopes/ Divulgação

Livro: Revolução da Glicose (2022)
Autor: Jessie Inchauspé

“O livro propõe uma revolução na forma de se alimentar e ajuda a manter uma saúde mais equilibrada, o que gera benefícios em diversos setores da vida”.

Helio Olga Jr., Presidente da ITA Engenharia

Crédito: Yghor Boy/Divulgação

Livro: Sir richard francis burton: o agente secreto que fez a peregrinaçao a meca, descobriu o kama sutra e trouxe as mil e uma noites para o ocidente (1990)
Autor: Edward Rice

“O cara é um fenômeno, pela quantidade de coisas que realizou em vida, mais do que qualquer outra pessoa. Fora tudo que ele foi: explorador, escritor, acadêmico e oficial militar”. 

Publicidade

NEWSLETTER
IMÓVEIS

Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis

Notícias relacionadas

Imagem destacada

Passo a Passo para fazer o cadastro no Minha Casa Minha Vida sem sair de casa

2 minutos de leitura
Imagem destacada

Reabilitação e requalificação de terrenos é chave para valorização dos bairros

2 minutos de leitura
Imagem destacada

7 dicas para organizar a mudança residencial

2 minutos de leitura
Imagem destacada

Evento reúne mais de 2 mil pessoas em Florianópolis para debater futuro do mercado imobiliário

1 minuto de leitura