Jogo criado por alunos da rede pública reflete especulação imobiliária
Inspirado em Banco Imobiliário, jogo analisa dados de mercado
Publicidade
Estudantes do 9º ano da escola municipal Paulo Gonçalo dos Santos criaram um jogo de tabuleiro que debate o conceito da especulação imobiliária a partir da realidade regional. Inspirado no clássico Banco Imobiliário, o “Banco Imobiliário Distrito Pedreira” tem a proposta de fazer com que os alunos compreendam o valor real e especulativo do solo e do bairro em que vivem.
Uma reportagem do Expresso Bairros destaca que a CEU Alvarenga, sede da Emef Paulo dos Santos, está no Balneário São Francisco, bairro localizado na área da Subprefeitura Cidade Ademar e conta com cerca de 165 mil habitantes.
É a partir dessa perspectiva que o jogo idealizado pelo professor de geografia Francisco Vanderlei se baseia. O projeto é resultado de um mapeamento das iniciativas privadas e equipamentos públicos do bairro em que os alunos vivem. Além disso, eles levantaram os valores dos imóveis e avaliaram os pontos negativos e positivos destes pontos.
A partir dessa pesquisa e análise, o valor médio do metro quadrado foi usado para definir o preço das propriedades e as áreas referentes a ações de empresas levaram em conta os ramos da economia local, como rede de varejo e atacado e empresa de energia renovável.
Publicidade
A iniciativa foi tão bem sucedida que alcançou o primeiro lugar na categoria Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio do Prêmio Paulo Freire de Qualidade do Ensino Municipal, concedido pela Câmara Municipal de São Paulo.
Confira mais informações sobre o projeto e entenda como o jogo funciona na reportagem do Expresso Bairros: https://expresso.estadao.com.br/bairros/2023/06/28/alunos-de-ceu-ganham-premio-com-banco-imobiliario-de-pedreira/
NOTÍCIAS MAIS LIDAS
NEWSLETTER
IMÓVEIS
Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis