Arquitetura Sustentável

Como criar um sistema de captação de água da chuva

Ainda que não seja própria para consumo, estima-se que captar a tempestade gere economia de até 60% no uso de água potável

Por: Da Redação 25/05/2020 2 minutos de leitura
Outra vantagem de se captar água da chuva é que pode haver redução de enchentes/ Foto: PublicDomainPictures por Pixabay

Publicidade

Segundo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2050 dois terços de toda a população do planeta será afetada pela escassez de água. E, embora o Brasil possua grande reserva de recursos hídricos, também está incluído na situação apresentada. Portanto, é preciso cuidar das fontes para que no futuro também haja segurança alimentar e água potável para todas as pessoas. Uma das medidas que pode ajudar a mitigar o problema da escassez é a captação da chuva para fins de reaproveitamento. No entanto, para que isso seja possível, é necessária a implantação de um sistema doméstico.

Ainda que não seja própria para consumo direto, a Fluxo Consultoria estima que captar a chuva gere economia de até 60% da água potável, pois evita que ela seja utilizada em atividades como regar plantas, limpar calçadas, lavar o carro, dar descarga, etc. Outra vantagem é que pode haver redução de enchentes, visto que, como um volume menor será escoado, menor também será acumulado em galerias subterrâneas.

Apesar disso, incluir a água das chuvas no abastecimento doméstico pode ser uma tarefa complexa. Por isso, é preciso ter o auxílio de um profissional. Para essa atividade, geralmente, são utilizados reservatórios e calhas, chamados de cisternas. O custo desse item gira em torno de R$ 1.500, com capacidade para reserva de 600 litros, ou R$ 1.700, com armazenamento de 1000 litros. Antes de montar o projeto, é necessário pensar onde o equipamento será instalado e adquirir elementos complementares, como um filtro e uma torneira.

O espaço ocupado dependerá totalmente da capacidade de armazenamento e da necessidade, mas serve para ambiente rural ou urbano, casa ou apartamento, e existe em diversos formatos.

Publicidade

Os materiais mais comuns de cisterna são:

  • Placas de cimento;
  • Tela-cimento;
  • Tijolos;
  • Ferrocimento;
  • Cal;
  • Plástico;
  • Alvenaria;
  • Fibra de vidro.

Ou seja, se necessário, é possível construir uma cisterna de acordo com o espaço disponível no terreno.

As cisternas podem ser instaladas no nível do solo ou serem enterradas. A segunda opção, além de mais comum, diminui a proliferação e o desenvolvimento de microrganismos, devido a temperatura da água armazenada ser, consequentemente, menor.

Em apartamentos também é possível adaptar um sistema de captação de água da chuva, mais especificamente no condomínio de forma geral. A opção ideal é que as áreas comuns tenham o temporal aproveitado, pois assim o investimento será mais baixo e não será preciso modificar a estrutura hidráulica. Porém, caso possa ser feito um investimento maior, empresas especializadas, como a Tecnotri e Fibratec, podem elaborar um projeto personalizado para otimizar a captação, inclusive conectando mais de uma cisterna e anexando-as à uma rede de encanamento, de forma que os apartamentos sejam individualmente abastecidos.

NEWSLETTER
IMÓVEIS

Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis

Notícias relacionadas

Imagem destacada

“Atual cenário econômico provoca grande entusiasmo na construção civil”

10 minutos de leitura
Imagem destacada

Apesar dos seguidos aumentos nos juros, mercado está otimista

3 minutos de leitura
Imagem destacada

Como as parcerias público-privadas afetam os investidores?

2 minutos de leitura
Imagem destacada

Saiba quais são os FIIs com preços baixos e boa rentabilidade

5 minutos de leitura