Prêmio Top Imobiliário

Lopes dobrou número e valor total de novos projetos no ano passado

Imobiliária assinou a venda de projeto no bairro Jardim América, em São Paulo, por R$ 42 mil o metro quadrado

Por: Heraldo Vaz, especial para o 'Estadão' 01/07/2022 3 minutos de leitura
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Fachada do empreendimento Helbor Jardins by Artefacto; unidades têm preço recorde de metro quadrado na capital, segundo a Lopes/ Crédito: Neorama

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A carteira de lançamentos da Lopes Consultoria de Imóveis, que dobrou o número de novos projetos e o valor geral dos empreendimentos no ano passado, alçou a imobiliária ao 1.º lugar no ranking das Vendedoras do Top Imobiliário

Foram 77 edifícios, somando R$ 8,2 bilhões, segundo a Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio (Embraesp), responsável pela aferição dos dados do prêmio. 

“O ano passado foi muito bom. Mesmo com pandemia, estandes fechados e restrições de trabalho, conseguimos fazer um grande ano em lançamentos”, comemora a diretora-geral de Atendimento da Lopes, Mirella Raquel Parpinelle. “Crescemos em número de novos empreendimentos e em market share.” 

Um dos destaques, segundo Mirella, é o Haus Mitre Jardins, lançado em outubro, quando marcou a entrada da Mitre no segmento de altíssimo padrão. Com valor geral de vendas (VGV) de R$ 189 milhões, terá 51 apartamentos. O preço médio, no lançamento, foi de R$ 3,7 milhões. 

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Mirella percebe o movimento crescente no mercado de alto luxo. “Os maiores players não podem ficar fora. É o segmento que consagra toda incorporadora”, atesta. 

Como se diz no setor, o alto padrão aceita qualquer intempérie do mercado, tempestade perfeita ou não. O comprador tem o dinheiro, aceita o preço e pode pagar. 

“São ícones”, afirma Mirella, enfatizando a localização dos prédios. “Se quiser aquele produto, o cliente paga.” Ela cita como exemplo o Helbor Jardins by Artefacto, recém-chegado à carteira de lançamentos da Lopes, e com vendas fechadas. “Assinamos por R$ 42 mil o metro quadrado.” 

Situado no Jardim América, bairro nobre de São Paulo, é um empreendimento exclusivamente residencial com duas torres. São unidades de 322 m² a 591 m², com três a quatro suítes e até cinco vagas na garagem. A faixa de preços vai de R$ 14 milhões a R$ 25 milhões. O projeto tem assinaturas de Aflalo e Gasperini na arquitetura, de Hanazaki no paisagismo e Fernanda Marques na decoração de áreas comuns.  

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Fica na esquina da na Rua Haddock Lobo com Alameda Lorena. “Quantos anos as pessoas esperaram por um lançamento nesse lugar?”, diz Mirella. “O cliente paga pela localização e pelo projeto, com design exclusivo e atemporal.” 

Mirella vê uma tendência de crescimento nos lançamentos de médio e alto padrões. “Principalmente no ano passado, por conta da taxa de juros ainda baixa e da demanda reprimida para as classes média e alta”, avalia. “Tanto para o investidor quanto para quem precisava trocar seu imóvel por um projeto mais moderno, com boa localização e design bem planejado.” 

Maioria

Os projetos de médio e alto padrões, diz Mirella, são maioria no portfólio da Lopes, representando 84% do total de 77 projetos residenciais lançados no ano passado. A maior parcela (43%) foi destinada à classe média, com 33 novos empreendimentos, seguida pelo alto padrão, com 20 projetos.  

Na carteira de lançamentos da Lopes, o nicho de altíssimo padrão empatou com os imóveis econômicos, que ocupam os extremos do mercado. Ambos com 12 projetos e 16% de participação cada um. 

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No total, a Lopes registrou o total de 18.745 novos apartamentos que chegaram ao mercado no ano passado. Novamente, a maior parcela (44%) é do médio padrão, com 8.279 unidades. Neste caso, os imóveis econômicos, com uma fatia de 28%, aparece em segundo lugar, com 5.178 unidades. A seguir, com participação de 19%, vem o alto padrão com 3.635 apartamentos lançados.

Este texto foi originalmente publicado em: https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,top-imobiliario-2022-lopes-dobrou-numero-valor-novos-projetos,70004106493

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