Notícias

Conheça Arinda Sobral, 1ª arquiteta formada do Brasil, e qual é sua obra que resiste no Rio

Trajetória da carioca, formada em 1914, foi resgatada por pesquisadora após anos de apagamento; capela centenária que projetou está no Parque Nacional da Tijuca

Por: Priscila Mengue, O Estado de S.Paulo 19/07/2022 3 minutos de leitura
Arinda-Sobral-1-arquiteta-formada-do-Brasil
Capela São Silvestre é localizada na Estrada das Paineiras, no Parque Nacional da Tijuca/ Crédito: Pedro Kirilos/Estadão

Publicidade

Em agosto de 1883, nascia uma pioneira. Filha de Margarida e  João José Sobral, a carioca Arinda da Cruz Sobral viria a se tornar a primeira arquiteta formada no País, em 1914, aos 31 anos.

A arquiteta viveu por quase 100 anos, mas permaneceu esquecida por décadas. Sua história foi resgatada há alguns meses, durante o doutorado da historiadora Camila Belarmino, de 39 anos, no Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP São Carlos.

Arinda ingressou no então único curso de Arquitetura do País em 1907, implantado mais de 90 anos antes na Escola Nacional de Belas Artes, hoje parte da UFRJ. Durante a formação, feita em paralelo ao trabalho como professora primária, ficou em segundo e terceiro lugar em concursos de desenho figurado (respectivamente em 1908 e 1909) e ganhou uma distinção. Só em 1929, outra mulher concluiria a formação, a arquiteta Danúzia Palma Dias Pinheiros.

Segundo a pesquisadora, Arinda tinha uma ligação especial com a região da Tijuca. E não foi muito distante dali que teve o primeiro projeto implementado: a Capela São Silvestre, na Estrada das Paineiras, caminho para o Corcovado e parte do tombamento do Parque Nacional da Tijuca, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Publicidade

Por anos, a capela foi noticiada como a “menor igreja do Rio”, pelas dimensões que lembram um oratório e permitem apenas celebrações ao ar livre. Sobreviveu a deslizamento e incêndio nas imediações até ser restaurada e reinaugurada em 2006. Recebe missas da Capelania Nacional dos Escoteiros do Brasil nos primeiros sábados do mês, às 10 horas.

Primeiro projeto de uma arquiteta formada no País, a capela foi celebrada desde o início. A colocação da pedra fundamental, em 1911, foi noticiada e teve a presença do então presidente, Hermes da Fonseca. Em mais de uma publicação, jornais destacam a autoria da primeira arquiteta do País.

A capela foi construída em um terreno cedido pela companhia Tramway, Light and Power, por iniciativa do coronel João Victorino da Silveira e Souza Filho (que trabalhou com Arinda na educação pública), de André Gustavo Paulo de Frontin, engenheiro de renome à época, e de uma senhora identificada como A. Saraiva da Fonseca. Junto ao alicerce, foi colocada uma cápsula do tempo, um cofre com bilhetes, jornais daquele dia e a ata da cerimônia, que contou com apresentação musical, discurso e presença de autoridades e instalação de uma imagem de São Silvestre.

No mês seguinte, em 20 de janeiro de 1912, aniversário do Rio, outra celebração marcou o início oficial da obra, com mais uma vez o enterramento de uma cápsula do tempo, com bilhetes. A inauguração foi em 1918.

Publicidade

Na avaliação da pesquisadora, a capela se encaixa no ecletismo, com elementos clássicos e barrocos, por exemplo, e guarda parte significativa das características originais. “A nossa primeira arquiteta estava na ordem do dia com as tendências arquitetônicas”, diz Camila. 

Formada no curso Normal um ano antes de ingressar no de Arquitetura, Arinda foi professora no Instituto Profissional Feminino e escolas primárias do Rio, por ao menos 20 anos.  Em 1923, casou-se com outro funcionário público, adotando o nome de Arinda Sobral Belham. Viveu até 1981, no Rio, e  teve ao menos uma filha, que morreu aos seis anos.

Filha de um funcionário público, não teve outro projeto arquitetônico identificado pela historiadora Camila Belarmino, que segue com os levantamentos históricos e procura por possíveis descendentes. Ela também busca  comprovar se a brasileira foi a pioneira na América Latina (feito geralmente atribuído à uruguaia Julia Guarino, em 1923) e almeja a colocação de uma placa de identificação na capela.

Para ler o conteúdo completo, acesse:
https://brasil.estadao.com.br/noticias/geral,arinda-sobral-primeira-arquiteta-formada-do-brasil-capela-rio,70004116851 

Publicidade

NEWSLETTER
IMÓVEIS

Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis

Notícias relacionadas

Imagem destacada

Imóvel rural ou urbano? Conheça as diferenças na hora da compra

3 minutos de leitura
Imagem destacada

CVM admite que mudanças regulatórias podem ficar para 2021

2 minutos de leitura
Imagem destacada

Perus: passagem e abrigo de importantes vias da cidade

3 minutos de leitura
Imagem destacada

Teatro Oficina se posiciona como símbolo contra gentrificação do Bixiga

4 minutos de leitura