Todos os anos, mais de 120 mil pessoas viajam de vários cantos do mundo para Hauterives, uma comuna de quase 2 mil habitantes na França. A região abriga o icônico Palais Ideal, um castelo que demorou 33 anos para ser construído e que, bem diferente dos projetos grandiosos da atualidade, conta com um único responsável: o carteiro Joseph Ferdinand Cheval.
A história conta que o castelo foi construído pedra por pedra, a partir de milhares de seixos que o homem coletou por mais de três décadas.
+ Como era a “cidade do futuro” sonhada por Walt Disney?
De acordo com uma reportagem do Business Insider, Cheval entregava correspondência na mesma rota de 29 quilômetros todos os dias. Quando tinha 43 anos, tropeçou em uma pedra de formato estranho e ficou tão fascinado que levou o item para casa. A beleza do objeto o motivou a fazer uma escultura, depois a alvenaria e a arquitetura.
Publicidade
Ali começava sua jornada. Pelos próximos anos, ele passou a coletar pedras pelo caminho durante o dia e a trabalhar sozinho na construção do castelo durante a noite.
Com pedra, argamassa e calcário, o castelo possui 26 metros de comprimento. A construção é ornada por animais de pedra que foram construídos a partir das memórias do carteiro sobre os cartões postais que ele entregava.
Em 1912, a edificação foi concluída e aberta ao público. Mas aquele não era o fim do trabalho de Cheval.
“Depois de ter concluído o meu sonho do Palácio aos 77 anos e após 33 anos de trabalho árduo, ainda me encontrei com coragem suficiente para ir fazer o meu túmulo no cemitério da Paróquia. Lá novamente trabalhei por 8 anos e tive a sorte de ter saúde para completar a ‘A Tumba do Silêncio e Repouso Sem Fim’, aos 86 anos de idade”, escreveu o carteiro em diário, que agora está registrado no site oficial do castelo.
Publicidade
+ O que é o overturismo e como ele reforça a especulação imobiliária?
Construída sem nenhuma regra de arquitetura por um homem sem treinamento formal, o projeto chamou a atenção de arquitetos surrealistas. A construção foi tombada como monumento histórico da França em 1969 e até hoje atrai visitantes.
Para visitar o castelo atualmente é preciso agendar a visita e comprar um ingresso no site da instituição. O ticket custa cerca de 7 euros (cerca de R$ 42).