Todo mundo conhece alguém que se matriculou numa academia, paga as mensalidades e quase nunca vai. Não é que essas pessoas não queiram fazer exercícios físicos, mas o ato de ir até o local pode ser um obstáculo grande demais para um atleta amador superar. Uma forma de driblar essa barreira é fazer seus exercícios sem precisar sair do próprio lar e montar uma academia em casa pode ser menos desafiador do que parece.
Quem diz isso é o Daniel Forster, produtor de conteúdo sobre o tema e diretor da Casa do Fitness, loja especializada em academias residenciais. “A cultura de academia em casa se intensificou na pandemia e a demanda por este tipo de estrutura vem aumentando”, contextualiza. Não à toa, a academia se tornou um diferencial oferecido pelos condomínios na hora da venda de um imóvel.
Já para quem decidiu transformar um cômodo ou o quintal da casa em uma academia particular, Forster alerta que é importante fazer o investimento com inteligência, pois tentar economizar a qualquer custo ou escolher o equipamento sem pensar antes pode causar um prejuízo maior. “Muitas vezes as pessoas só olham o preço. Aí compra uma esteira de R$ 5 mil achando que é a melhor possível, mas não entende se aquela é a melhor para a necessidade”, pontua.
A sugestão do especialista é começar aos poucos e de acordo com as próprias demandas. “Não precisa comprar aquilo que você acha que precisa ter. Comece com o que é fundamental agora na sua rotina. Aos poucos, vá incrementando esses investimentos”, sugere. Portanto, a depender se o indivíduo quer melhorar a velocidade na corrida, perder peso ou ganhar músculo, os equipamentos iniciais serão diferentes.
Publicidade
“Outro erro comum do mercado é o dimensionamento do equipamento. Às vezes, uma esteira de corrida para uma pessoa de 1,5 metro é diferente daquela que pode ser ideal para alguém maior e mais pesado”, explica. No entanto, ele tem uma dica para quem quer começar e não sabe bem por onde: “Compre um par de halteres reguláveis e um banco regulável. É possível fazer uma centena de exercícios com eles, além de serem pequenos”, justifica.
Apesar de ser possível fazer exercícios em casa sem gastar muito dinheiro, também existe um caminho para quem quiser realizar um investimento maior e dar passos mais rápidos em direção a esse objetivo. Daniel Forster preparou uma lista de equipamentos que você pode ter em casa para dar início a sua própria academia com um orçamento de cerca de R$ 20 mil:
Opção 1 (Para quem quer fazer musculação):
Opção 2 (Para quem deseja realizar mais exercícios de “cárdio”):
Publicidade
Opção 3 (Alternativa para quem gosta de ciclismo):
Opção 4 (Para quem deseja se exercitar com a prática de remo):