O Minha Casa Minha Vida (MCMV) que nasceu em 2009 com o objetivo de ampliar o acesso à moradia para famílias de baixa renda, já entregou, em 10 anos, 245 mil residências. Quem adquiriu uma casa ou apartamento pela Caixa Econômica Federal (CEF) por meio do programa, recebe todo mês o boleto do Minha Casa Minha Vida para pagamento da prestação. No entanto, se o documento não chegou, será preciso emitir uma segunda via.
A Caixa Econômica disponibiliza alguns canais para a emissão do boleto do Minha Casa Minha VIda e outros financiamentos habitacionais.
Quem não recebeu o boleto da prestação habitacional do BB pode gerar a segunda via pela internet ou pelo aplicativo.
Tanto a Caixa Econômica quanto o Banco do Brasil ainda disponibilizam outros serviços para facilitar o acesso a boletos e simulações do programa, bem como a possibilidade de consultar ou alterar a data de vencimento atual pelo aplicativo e no Internet Banking. Também é possível verificar a amortização do financiamento habitacional – que reduz o valor das parcelas – ou consultar o prazo do empréstimo, abatendo o saldo devedor quantas vezes desejar.
Publicidade
Nos canais da Caixa existe também a opção do “Crédito com Pausa”, que permite a pausa de uma prestação mensal do auxílio habitacional, de acordo com as condições de contrato adimplente ou com atraso inferior a 29 dias na data do pedido da pausa, além de ter as últimas onze prestações pagas em dia.
E, por fim, o Pagamento de Parte da Prestação (PPP), que permite o uso do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para reduzir até 80% do valor da prestação do Minha Casa Minha Vida por 12 meses. O benefício pode ser solicitado pela internet ou pelo telefone, caso o FGTS já tenha sido utilizado anteriormente nestas condições. Ou seja, é preciso realizar um cadastro prévio na agência da Caixa.