Investir em Imóveis

Investimento em apart hotel vale a pena?

Entre as vantagem está a parte de serviços, principalmente para quem usa o flat como moradia esporádica ou até fixa/ Foto: Getty Images
Da Redação
26-11-2020 - Tempo de leitura: 2 minutos

O investimento em apart hotel é um modelo de negócio já bem consolidado, mas nem tão bem conhecido. Trata-se de um acordo repleto de detalhes contratuais que exigem muita atenção, mas pode valer a pena e trazer retorno acima da média do mercado imobiliário.

“O comprador de um flat pode locar seu imóvel sob a bandeira hoteleira que subsidia esse empreendimento. As redes hoteleiras são atrativas para quem busca espaços para períodos curtos, então as unidades com serviços embutidos podem ser mais atraentes”, explica Dário Ferraço, sócio consultor da SF Consultoria Imobiliária.

“Outra vantagem é a parte de serviços, principalmente para quem usa o flat como moradia esporádica ou até fixa, pois se inclui uma série de benefícios no custo do condomínio como, por exemplo, a limpeza do espaço e de itens pessoais. O valor mensal de manutenção costuma ser pouco mais alto do que o habitual, porém com estas vantagens adicionais”, complementa.

Liquidez é um problema?

Uma preocupação recorrente do investimento em apart hotel está relacionada à liquidez, em comparação a outras propriedades.

Publicidade

“A comparação de liquidez deve considerar a sazonalidade do produto. O apart hotel depende muito do momento de mercado. Por exemplo, hoje ele está em baixa porque as pessoas não estão procurando moradias urbanas para locação por temporada“, comenta o Ferraço.

“Basicamente, a rentabilidade desse tipo de empreendimento está ligada à ocupação e à região em que está localizado. Quanto à liquidez, realmente é um imóvel que perdeu um pouco no mercado nos últimos anos com a venda e locação de studios com foco em residências”, acrescenta.

Investimento versus retorno

Não há resposta pronta sobre a rentabilidade para o investimento em apart hotel, afinal, depende dos objetivos do investidor em relação ao prazo de retorno e à exposição a riscos que esteja disposto a assumir.

“Todo investimento no mercado imobiliário depende da intenção e do alinhamento das expectativas para o retorno. Talvez a rentabilidade esteja abaixo do esperado. Um investimento de R$ 300 mil em uma unidade com serviços integrados que objetive uma rentabilidade de 1% ao mês para uma locação imediata precisa ser um empreendimento muito bem localizado, com uma bandeira que subsidie e ofereça um pacote de serviços para que ele esteja sempre cheio. Caso contrário, pode ser que não ofereça a frequência de locações necessárias para garantir o mesmo percentual de um aluguel tradicional”, conclui Ferraço.

Publicidade

Ou seja, para atingir retorno de 1% ao mês, na média, é provável que o investimento inicial seja alto – afinal, para isso, é necessária boa localização e bandeira hoteleira reconhecida. Portanto, caso o investimento inicial seja mais modesto, indica-se outras modalidades do mercado imobiliário, como os studios residenciais.