Voltar
IMÓVEIS

Buscando sugestões para:


Página inicial / Guia de Bairros / São Paulo / Pompeia / Pompeia: cultura e lazer na metrópole

Pompeia: cultura e lazer na metrópole

Bairro foi berço do rock paulista e hoje é endereço badalado entre os que buscam entretenimento


Da redação

02/04/2019 - 3 minutos de leitura


vista geral da Pompeia
Para chegar na região, as linhas de ônibus são a melhor opção/ Crédito: Daniel Teixeira

Formado por imigrantes e operários que trabalhavam na Companhia Melhoramentos, na Santa Marina ou nas Indústrias Matarazzo, o bairro da Pompeia preserva na arquitetura o visual das fábricas de alvenaria e tijolos expostos do início do século XX, quando a região ainda era um conjunto de loteamentos. Hoje, é conhecida pelos bares, restaurantes e pela vida cultural.

Leia mais:
5 bairros com maior concentração de imóveis de luxo em São Paulo
Tatuapé: acessibilidade e conveniência na zona leste
5 bairros nobres de São Paulo

A Pompeia foi berço do rock paulista. Foi em uma casa do bairro que os irmãos Arnaldo Baptista e Sérgio Dias criaram a banda Os Mutantes e influenciaram a criação de outras, como Tutti Frutti e a Made in Brazil. Além disso, dois grandes centros de lazer na região são importantes palcos de cantores do rock nacional e internacional.

O Sesc Pompeia foi o primeiro lugar da cidade a receber shows de bandas de punk rock. Ratos de Porão, Cólera, Inocentes e Olho Seco tocaram pela primeira vez lá. Já no início dos anos 2000 o espaço cultural foi ocupado por bandas como CPM 22, Cachorro Grande e a cantora Pitty. Hoje, é o Allianz Parque, estádio do Palmeiras, o atual palco de grandes shows, como Paul McCartney, Guns n’ Roses e Iron Maiden.

Preço

Segundo a Pesquisa de Mercado da Capital do CRECI-SP, de novembro e dezembro de 2018, o preço médio do metro quadrado da Vila Pompeia é de R$ 6.100.

Lazer

O Sesc Pompeia oferece peças de teatro, exibição de filmes, shows, oficinas, cursos, área de leitura, exposições de arte, quadras esportivas, piscina, lanchonete, restaurante, choperia e internet livre. O Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, o Espaço Mínimo, o Teatro Bradesco e a Galeria Ornitorrinco completam o roteiro cultural do bairro.

É na Praça Homero Silva, ou Praça da Nascente, como é mais conhecida, que a população pode caminhar, brincar no parquinho, correr ou passear com os cachorros. Pra quem precisa fazer compras, a opção do bairro é o Bourbon Shopping.

Os bares e restaurantes da Pompeia oferecem boa gastronomia e conforto para família e amigos. O Cacilda, por exemplo, oferece cardápio de frutos do mar e uma adega climatizada com rótulos premiados. O Tiro Liro Bar serve petiscos típicos portugueses, vinho e cerveja, enquanto o Flores na Varanda tem um jardim com clima de vila italiana e está preparado para receber pequenos eventos. Na Padaria Dona Deôla é possível encontrar as receitas da Dona Deolinda, imigrante portuguesa. O local, que surgiu em 1949 na Pompéia, hoje tem filiais espalhadas pela cidade, servindo lanches e refeições. Já a pizzaria Don Gallo traz a tradição de uma cantina italiana e vários sabores de pizzas.

Assine nossa newsletter e receba por e-mail as principais notícias e dicas.
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.
Quero me cadastrar para receber informações relevantes por e-mail. Fique tranquilo, não fazemos SPAM.

Pra quem gosta de agito e festas noturnas, a Pompeia tem atrações como o Milo Garage, reduto do rock alternativo em São Paulo, além do Bebo Sim, que toca o melhor da música popular brasileira com comidas nordestinas e drinks.

Educação

A Vila Pompeia é a localização do Centro Universitário São Camilo, que também presta serviços de saúde na região, com o Hospital São Camilo.

Na área escolar, a região é atendida tanto pela rede pública quanto pela privada. O morador da Pompeia pode contar com a Escola Estadual Brigadeiro Faria Lima, E.E. José Candido de Souza, E.E. Miss Browne, E.E Prof. Zuleika de Barros Martins Ferreira, a Escola Municipal de Educação Infantil Santos Dumont. E as particulares Colégio Sagrado Coração de Jesus, My School Educação Infantil Bilíngue, Perdizes Agnus Dei, entre outras.  

Saúde

O Hospital São Camilo é a referência no bairro. A Unidade Básica de Saúde Vila Anglo Doutor José Serra Ribeiro também atende moradores das redondezas. Existem ainda os hospitais em regiões vizinhas, como o Hospital Metropolitano e o Pronto Socorro Municipal Dr. Álvaro de Dino Almeida.

Mobilidade

Para chegar na região, as linhas de ônibus são a melhor opção. A estação Barra Funda, que dá acesso à linha 3-Vermelha do metrô e as linha 7-Diamante e 8-Rubi de trem, são próximas à Vila Pompeia (cerca de 2km de distância).

AVALIAR ESSE ARTIGO
Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login


Notícias relacionadas