De um lado, a Avenida Paulista. Do outro, a Praça da Sé. No meio, o Bixiga, Paraíso e o Morro dos Ingleses. Assim a Bela Vista é representada. A região é conhecida principalmente como referência da gastronomia italiana, pela presença das cantinas e da tradicional festa de Nossa Senhora Achiropita, realizada para homenagear a santa padroeira do bairro, que recebe anualmente mais de 200 mil pessoas vindas de todo o Brasil.
Além da culinária, o acervo histórico da região é outra das suas maiores riquezas. Dos 3.620 imóveis protegidos pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental de São Paulo (Conpresp), 895 estão na região margeada pelas Avenidas Paulista, 23 de maio e 9 de julho. Fazem parte da área tombada imóveis e conjuntos arquitetônicos localizados na Vila Itororó, praça Amadeu Amaral, praça Dom Orione, escadaria da 13 de Maio e da Rua dos Ingleses, encostas e muros de arrimo da rua Almirante Marques de Leão, arcos da rua Jandaia, além de dezenas de construções situadas nas ruas Maria Paula, Genebra, Santo Amaro, Condessa de São Joaquim, Asdrubal do Nascimento, Santo Antônio, São Domingos, 13 de Maio, Manoel Dutra, Abolição, Bixiga, Japurá, Major Diogo, São Vicente, Humaitá, Alfredo Elis, Martiniano de Carvalho, Rui Barbosa, Conselheiro Ramalho, Conselheiro Carrão, Praça das Bandeiras, entre outras.
Nos anos 1980, o bairro foi cenário do rock brasileiro e reunia jovens em casas como o Madame Satã e o Café Piu-Piu – ambos ainda em funcionamento. Agora, as ruas das redondezas são tomadas principalmente pelo samba. A Escadaria do Bixiga, ícone da região, recebe shows de Jazz todo segundo sábado do mês. E a Praça Dom Orione, logo ao lado, é palco de feirinhas que expõem desde antiguidades até alimentos orgânicos.
Preços
A diversidade no tamanho e estilo de imóveis agrada a todos os potenciais moradores, desde os que preferem apartamentos modernos, até quem opta por viver em um espaço mais clássico nos prédios imponentes da região. O bairro concentra grande variedade de lançamentos do tipo studio, um conceito de moradia que está cada vez mais presente no gosto dos paulistanos.
A Pesquisa do Mercado Imobiliário, realizada pelo departamento de Economia e Estatística do Sindicato da Habitação (Secovi-SP), indicou que as unidades de um dormitório são alugados em 26 dias, em média. A mesma pesquisa indicou que em novembro de 2019, 8.131 unidades residenciais foram lançadas em São Paulo, sendo que os imóveis de um dormitório se destacaram, com 3.629 unidades.