Uma construção enorme, de quase cinco mil metros quadrados, localizado em meio a um dos polos comerciais mais pujantes da zona oeste, abriga o segundo maior mercadão municipal de São Paulo em termos de área ocupada. A poucos metros da sempre movimentada rua Doze de Outubro, do Terminal de Ônibus Lapa e das duas estações Lapa da CPTM (tanto da Linha-7 quanto da Linha-8), o Mercado da Lapa é, ao mesmo tempo, grande entreposto comercial de alimentos e artigos finos e local de compras e passeios para até 5 mil paulistanos ao dia.
As 96 lojas-boxes ativas estão distribuídas no prédio, cuja planta tem formato triangular, solução arquitetônica encontrada pelo italiano José Vicente Vicari para aproveitar o terreno entre as ruas Herbart, Conrado Moreschi e John Harrison. O moderno projeto de Vicari foi muito elogiado à época de sua inauguração, na década de 1950. E entre os comércios em funcionamento a diversidade é grande. Há açougues de cortes nobres, peixaria, loja de produtos para pesca, pet shop, bombonieres, tabacarias, lotérica e caixa eletrônico 24 horas.
22/05/2020
Em tempo: Meu pai, o engenheiro e arquitetoJosé Vicente Vicari era paulistano! Com tenra idade foi para a Italia para retornar apenas após o fim da Segunda Guerra. Muito grata pela inclusão do nome dele na reportagem.