Com a barriga de fora e um sorriso no rosto, a influenciadora Virgínia Fonseca posta um carrossel de fotos no Instagram para apresentar aos seus mais de 50 milhões de seguidores detalhes da mansão que a família construiu em Goiânia. Na legenda da publicação, ela recomenda a marca Ornare como “a melhor opção para mobiliário sob medida”. A pouco mais de 2 mil quilômetros dali, um casal celebra.
Gabriela Mello (38) e Pedro Oliveira (37) são franqueados da Ornare em Maceió, capital de Alagoas. O casal, junto há mais de 16 anos, aproveita o bom momento do mercado imobiliário local para conquistar espaço. “Antes, os moradores precisavam viajar até Recife para comprar móveis planejados de alto padrão”, relata Oliveira.
Desde que a franquia foi adquirida, em abril de 2021, a dupla atua para explorar o potencial lucrativo das famílias que ocupam apartamentos espaçosos e mansões à beira-mar de Maceió. “Estamos prestes a fazer uma entrega de mais de um milhão no bairro Pajuçara, mas o ticket médio dos nossos projetos é de R$ 250 mil”, ilustra o empresário.
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“Sabemos que o público é segmentado, pois é um produto mais caro do que a média, afinal são peças de mobiliário assinadas por grandes arquitetos, designers e decoradores. Porém, os nossos clientes reconhecem a qualidade, a personalização e o símbolo de status que os produtos da marca oferecem. Quando recebem convidados em casa, eles têm orgulho de dizer ‘minha cozinha é da Ornare’”.
Fundada em 1986, quando inaugurou sua primeira loja no bairro de Pinheiros, bairro nobre de São Paulo, a Ornare adotou o conceito de mobiliário high-end ao desenvolver projetos e produtos como armários, closets, salas de banho e home theaters com foco no público de luxo.
Entre os clientes da companhia, estão artistas e personalidades internacionais, como o rapper Kanye West e a influenciadora Kim Kardashian.
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Comandada pelo casal Murillo e Esther Schattan, a companhia se espalhou pelo Brasil, onde possui 15 showrooms, além de outros nove endereços distribuídos pelo mundo, incluindo Estados Unidos, Itália e Emirados Árabes Unidos. São 13 franquias, sendo duas delas fora do País.
A marca internacional ganhou o sotaque maceioense quando Gabriela vislumbrou uma oportunidade de negócio. Formada em administração, ela conta que sempre foi apaixonada por arquitetura e design de interiores.
“Víamos familiares, amigos e investidores precisando sair do estado e ir para outras capitais atrás de produtos melhores”, ilustra a empresária.
A chegada da marca em Maceió coincidiu com o bom momento do mercado imobiliário local. Embaladas pelo turismo e pela pandemia, quando o Brasil observou um aumento de famílias buscando imóveis maiores, as edificações à beira-mar e em áreas nobres da cidades se valorizaram.
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Não à toa, a capital registrou a maior valorização imobiliária no ano de 2023, segundo o Índice FipeZAP, divulgado pelo DataZap.
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Só nos últimos 12 meses, a capital alagoana já registrou uma valorização de 8,96%. Atualmente, Maceió é a cidade com o metro quadrado mais caro do Nordeste e a 13ª mais valorizada do País. Com um metro quadrado médio avaliado em cerca de R$ 8.896, ela está à frente de capitais como Recife (PE), Goiânia (GO) e Fortaleza (CE).
Neste cenário alguns bairros se destacam, como a Pajuçara, região litorânea a dois quilômetros do centro. Atualmente, o bairro tem o metro quadrado médio avaliado em R$ 11.429, mas os extremos são marcantes.
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Um exemplo é o edifício New Time, empreendimento de luxo idealizado pela Colil Construções. Localizado na orla da praia, o empreendimento possui unidades de 30 m² a 110 m² e oferece comodidades de hotelaria aos moradores, como concierge particular e serviço de quarto.
Entregue em março deste ano, o edifício possui alguns apartamentos com o mobiliário desenvolvido pela Ornare. De acordo com Hugo Dâmaso, Diretor da Colil Construções, as unidades de 55 m² são vendidas a partir de R$ 2 milhões.
Ou seja, o preço do metro quadrado é de mais de R$ 36 mil. Para efeitos de comparação, o preço médio do metro quadrado no Leblon, bairro mais caro do Brasil, é R$ 23 mil.
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Na mesma direção caminha o Tintoretto Design Suites, prédio concebido pela Construtora Lares, com unidades a partir de 30 m² e foco em investidores de olho na rentabilidade da locação por temporada.
O decorado do empreendimento localizado no bairro Ponta Verde foi todo mobiliado pela Ornare. “Antigamente, não tínhamos este tipo de empreendimento na cidade, por isso vimos a necessidade de fazer algo diferente agora”, analisa Gabriela.
Neta de Francisco Mello, ex-vice-governador de Maceió, e filha de Affonso Mello, ex-político e empresário, Gabriela tem boa circulação entre as famílias que ocupam as que pertencem à high society de Maceió.
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Não à toa, uma das estratégias de fortalecimento da marca é patrocinar eventos sociais, como jantares voltados para o público de alta renda e arquitetos responsáveis pelos grandes projetos da cidade. “Venda é conexão e o cliente quer ser mimado”, brinca Pedro.
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Outro ponto defendido pelo casal é a exclusividade dos produtos. “Os móveis que chegam aqui em Maceió ou em Arapiraca (município do oeste alagoano) são os mesmos que as pessoas recebem em Dubai ou Nova York”, ilustra Pedro. “Costumo dizer que, assim como os carros, existem várias marcas de mobília. E nós somos a Ferrari”, brinca.
Com projetos fechados na orla da praia de Maceió e em regiões valorizadas no estado, como São Miguel dos Milagres e a Praia do Francês, a franquia quer chegar ao final de 2025 com 120 obras entregues. “Fazemos questão de destacar nossos diferenciais que passam pela personalização, criação de status e padrão de qualidade. Queremos transformar peças de mobiliário em arte”.
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*O repórter viajou para Maceió à convite da Ornare