Segundo dados da Pnad Covid, pesquisa elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há 7,9 milhões de brasileiros trabalhando em modelo de home office, exigindo espaço para que as atividades possam ser executadas dentro do lar. O que antes precisava ser apenas um espaço de convívio e recepção passou a ter que funcionar também como escritório para os adultos e escola para milhares de crianças e adolescentes. No começo, sem previsão de quando as empresas retomariam as atividades presenciais, o jeitinho brasileiro ajudou na economia, gerando um abuso do improviso.
Pilhas de livros serviram de apoiador de mesa, o sofá virou cadeira de escritório e a mesa de jantar foi o lugar escolhido para reuniões e aulas. Segundo a VP de Empréstimo com Garantia de Imóvel da Creditas, Maria Teresa Fornea, após mais de um ano de pandemia, sem previsão da retomada das atividades nos escritórios e com tantas empresas prevendo a implementação do sistema híbrido – um pouco em casa, um pouco no escritório – as pessoas estão cada vez mais investindo em criar espaços funcionais e confortáveis para o trabalho remoto.
“Desde o ano passado, notamos que as pessoas têm procurado nosso empréstimo para viabilizar as reformas necessárias a fim de adaptar o home office ao ambiente em que vivem. Sem previsão de volta aos escritórios e desejando um lugar confortável e funcional, o brasileiro passou a investir na reforma”, afirma Fornea. No levantamento realizado pela Creditas ao final de 2020, a reforma domiciliar se tornou o terceiro maior motivo (13%) para que os brasileiros solicitassem crédito com garantia de imóvel, ficando atrás apenas de pagamento de dívidas (34%) e investimento no próprio negócio (17%).
Ainda de acordo com o estudo, a principal motivação para a realização de obras dentro de casa é para a execução de melhorias de moradia (84,38%). Foi pensando nisso que a arquiteta Patricia Pomerantzeff, criadora da DOMA Arquitetura, se uniu à fintech para preparar um material completo de dicas que priorizam, além do espaço e estética, a saúde das pessoas – observando itens como postura, iluminação e acústica. Confira algumas sugestões:
Publicidade
Boa parte dos quartos já está pronto para receber um escritório. Isto ocorre porque esses espaços costumam ser áreas tranquilas, com boa iluminação e ao menos uma porta — item indispensável para evitar ruídos e possíveis constrangimentos envolvendo outros membros da família durante uma reunião online. O que você terá de fazer é adaptar um canto para mais objetos: cadeira, mesa, computador entre outros itens básicos, de acordo com seu bolso e espaço disponível.
Não subestime a importância de um assento firme que segure a postura no lugar por horas a fio durante vários dias por semana. A cadeira precisa ser confortável e ergonômica para evitar problemas nas costas, dores e outras complicações em sua saúde. Na hora de escolher a sua, além do preço e da qualidade do material usado, observe a descrição sobre o tamanho da cadeira, se possui formas de regular os encostos dos braços e costas e se a profundidade é compatível com a sua altura.
Pode não parecer, mas nem toda mesa é indicada para o uso do trabalho em escritório. A altura, a posição e a área disponível para a circulação das pernas e pés podem interferir na saúde e as medidas não são iguais para todas as pessoas. É importante ter uma área disponível para as pernas ficarem dobradas e apoiadas no chão confortavelmente, sem correr o risco de bater em um gaveteiro, por exemplo.
Além disso, o ideal é que a mesa contenha poucos objetos.
Publicidade
Garantir uma boa luz durante o expediente é indispensável para a saúde. Isso evita problemas de visão e cansaço mental no fim do dia, além de permitir uma apresentação mais profissional nas videochamadas. Posicione sua mesa de trabalho virada para a janela, varandas ou outros focos de luz natural. Mas cuidado para não errar no ponto! Espaços com luz forte e incisiva podem ter o efeito contrário! Nesse caso, escolha cortinas e persianas para equilibrar a luminosidade.
Caminhão do gás, vizinhos arrastando móveis, barulho de obras no prédio, buzinas dos carros lá fora… Os ruídos que antes não impactavam tanto seu dia agora podem atrapalhar sua criatividade e foco no trabalho. Por isso, é importante dar atenção especial para a acústica do escritório. Escolha um cômodo silencioso, que permita o isolamento das demandas domésticas. E aposte em alguns itens de decoração que podem amortecer o som do ambiente, como cortinhas, tapetes… e que tal um quadro de avisos de cortiça? Além de ajudar na organização das tarefas da semana, abafa os ruídos externos!
Para mais dicas como esta, acesse o material completo clicando aqui.