Decoração, reforma e construção

Confira 5 dicas de decoração para quarto de menina

considere a aplicação de acessórios que sejam úteis, como espelhos, trocador, cabides e tudo que facilite os cuidados com a bebê/ Foto: Getty Images
Da Redação
09-04-2021 - Tempo de leitura: 2 minutos

Na hora de montar a decoração para um quarto de menina, muitas ideias e dúvidas também surgem. Por exemplo: vale a pena continuar apostando na cor rosa? Quais móveis são mais importantes? Guarda-roupas, armários, berço, tapetes, cortinas? E o espelho, realmente não pode faltar? Vamos ver tudo isso.

1 – Além da cor rosa

A primeira dica tem a ver com a tonalidade mais usada quando o assunto são as meninas: o rosa. A boa notícia é que você não precisa necessariamente apostar nela. Lembre-se de diversificar na tonalidade ou até mesmo combinar o rosa com outras cores. Há ainda quem prefira uma linha clássica e está tudo bem. Por outro lado, é uma tendência usar o rosa mais claro combinado com cinza em tom pastel.

2Inspiração nos móveis

Publicidade

Você pode ter um berço em capitonê que remete a séculos passados, por exemplo, ou uma cômoda com detalhes ou estampada. Por que não? Para um visual mais limpo, prefira móveis amadeirados que são mais neutros e nos trazem a sensação de bem estar. A alternativa fica interessante, principalmente, para dar um toque mais delicado para o quartinho da menina.

3 – Acessórios como soluções de utilidade

Como os móveis, é ideal que os acessórios sejam pensados com fins utilitários. Ou seja, pode ser agradável ter uma cômoda, um guarda-roupas, um rack, um gaveteiro, uma sapateira. Mas, será que isso tudo será útil para a sua bebê? Provavelmente, não. Aliás, ter muitos móveis que serão pouco usados pode trazer energias ruins para o quarto, segundo o Feng Shui. E considere a aplicação de acessórios que sejam úteis, como espelhos, trocador, cabides e tudo que facilite os cuidados com a bebê.

4 – Técnicas de sustentabilidade

Publicidade

Dá para pensar em sustentabilidade sem gastar muito e a dica para isso é pensar em móveis multiuso e ecológicos, além de janelas para ventilar a casa e deixar a luz do dia entrar evitando gastos desnecessários de energia elétrica.

5 – Segurança

Não adianta ter um quarto impecável se ele não for seguro. É importante proteger as crianças sem impedir que elas desfrutem do espaço. Evite móveis baixos, cadeiras, sofás e camas próximas às janelas. Também proteja as janelas com telas ou grades, evite beliches em quartos de crianças menores de seis anos ou, caso não seja possível, coloque travas nas laterais do leito, para as crianças não caírem.