Voltar
IMÓVEIS

Buscando sugestões para:


Decoração, reforma e construção

Página inicial / Decoração, reforma e construção / Como limpar colchão e outros estofados de maneira caseira?

Como limpar colchão e outros estofados de maneira caseira?

Existem profissionais especializadas na higienização de camas e sofás, mas é possível fazer a manutenção com produtos simples, como bicarbonato de sódio e vinagre


Da Redação

Há 1 dia atras - 4 minutos de leitura


Troque as roupas de cama uma vez por semana, exponha o acolchoado ao calor do sol e limpe pelo menos uma vez a cada 6 meses/ Crédito: Getty Images
Zukerman leiloa 280 imóveis n...

21/06/2021 16:00 até 22/06/2021 03:00


A gente até se esquece, mas sofás, poltronas, cadeiras e camas são, talvez, as peças mais utilizadas no lar. Passamos um terço de nossas vidas dormindo e muito tempo na sala, convivendo com os familiares, amigos ou vendo televisão. Mais do que parte da paisagem, esses móveis merecem uma atenção especial: no melhor dos casos, os estofados acumulam ácaros, poeira, cabelos, pelos e partículas de pele morta. Também canetas sem tampa, moedas que caem dos bolsos, miniaturas de carrinhos, prendedores de cabelo, elástico de dinheiro… os cantinhos dos estofados abrigam de tudo.


Com o tempo, aparecem manchas de bolor, umidade e o revestimento começa a perder a cor original, ganhando tons de cinza ou amarelado. Estudo feito na Universidade de Kingston, em Londres, informa que, neste exato momento, há cerca de 1,5 milhão de ácaros vivendo em sua cama, banqueteando-se com as células velhas da pele. Isso é nojento, mas pode não ser um problema. Exceto se você for alérgico, já que a atividade dos pequenos insetos pode desencadear tosse contínua, espirros, coceira, rinite, asma e conjuntivite.

Mas a degradação dos estofados pode ficar ainda mais animada se você tiver crianças em casa. Brinquedos grudentos, como massinha, slime e geleias cremosas podem não somente manchar, como também deixar o estofado com uma textura viscosa e desagradável. Xixi e outros líquidos, como sucos e o leitinho da mamadeira também podem, eventualmente, fazer parte da rotina, ainda que se tente evitar. Soma-se a isso pelos de animais ou fumaça no ambiente, como cigarro. Enquanto as superfícies são higienizadas com um simples pano úmido, os estofados requerem mais cuidado e esforço na hora de limpar.

Se você está precisando dar aquela geral e não sabe nem por onde começar, confira abaixo nossas dicas para manter os estofados em ordem:

Assine nossa newsletter e receba por e-mail as principais notícias e dicas.
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.
Quero me cadastrar para receber informações relevantes por e-mail. Fique tranquilo, não fazemos SPAM.

Remova os sólidos

Vamos começar pelo começo: no caso dos colchões, tire toda a roupa de cama, travesseiros, saias e qualquer acessório que possa ser removido. É importante lavar tudo ao mesmo tempo para diminuir a população de ácaros de maneira efetiva. Enquanto lençóis, fronhas e cobertores estão lavando, verifique se não há nada embaixo da cama, nas laterais ou atrás, na cabeceira. No caso dos sofás, remova as almofadas, mantas ou capas e recolha as miudezas que param entre as almofadas ou abaixo delas. Só então inicie a limpeza com o aspirador de pó. Use uma entrada de ar apropriada para cantos e frestas e aspire todos os lados. Vire o colchão ou assentos, arraste o móvel e certifique-se de não ter esquecido nenhum lugar.

Limpeza a seco

Se podemos evitar que a água da limpeza se espalhe pelo cômodo inteiro, tanto melhor, né? Aqui vai uma dica: bicarbonato de sódio. A solução em pó (seca) tem muitas utilidades e é uma peça-chave na limpeza caseira. Pode ser encontrada em farmácias, lojas de conveniência e em mercados, já que é um ingrediente comum em receitas culinárias. Para limpar um acolchoado a seco, basta espalhar o pó sobre toda a superfície e deixar agir por meia hora. Passado o tempo, utilize uma escova de cerdas firmes para esfregar. A fricção deve ajudar com as manchas e clarear um pouco o tecido. O passo seguinte é utilizar novamente o aspirador de pó para remover os resíduos do bicarbonato. Certifique-se de não ter esquecido nem uma parte do tecido. E pronto! Já pode colocar a roupa de cama limpa, no caso dos colchões, ou as almofadas de volta no sofá!

Cheiro desagradável

Pra tudo tem jeito, inclusive pro cheirinho ruim. Esfregue toda a superfície do tecido com água oxigenada (10 volumes) em uma esponja. Depois, remova a solução com um pano úmido. Em seguida, polvilhe o acolchoado com bicarbonato de sódio e borrife vinagre de álcool branco por cima. A mistura deve formar uma capa de espuma sobre a superfície. Deixe agir por pelo menos uma hora e então remova com o aspirador de pó. E não se preocupe com o odor do vinagre. Espere o tecido secar que o vinagre evapora e o cheiro desaparece. Só então volte a utilizar o acolchoado.

Manchas resistentes

Se o problema for o encardido, coloque em um borrifador: 1 colher de chá de água sanitária, 250 ml de vinagre branco e 500 ml de água morna. Borrife por toda a superfície, polvilhe o bicarbonato de sódio em pó por cima e deixe agir por 1h30. Depois, esfregue com um pano úmido tirando os resíduos e a sujeira amolecida. Você pode repetir o procedimento para clarear o tecido ainda mais. Para uma mancha específica que se deseje remover, use detergente em um pano úmido e então passe sobre o tecido. Da mesma forma, é possível utilizar água oxigenada e uma escova. Remova o excesso com um pano úmido e deixe secar.

AVALIAR ESSE ARTIGO
Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login


Notícias relacionadas