O crédito imobiliário é comum para aquisição de residências, mas o que muitos não sabem é que ele também dá a liberdade para interessados que desejam financiar uma obra. Dentre as diversas alternativas do mercado, o financiamento Caixa Construção é uma opção que possibilita tanto uma linha de crédito para a construção de uma residência, como para aquisição de um terreno. Entenda melhor sobre essas possibilidades disponíveis ao cidadão.
O crédito da Caixa é realizado a partir do Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e usa como garantia o próprio imóvel que será construído, garantia esta compreendida como alienação fiduciária. Assim como qualquer concessão, contempla 80% do valor, sendo necessário dispor de uma entrada de pelo menos 20% para ter o crédito aprovado.
Utilizar o saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é uma das alternativas para conseguir o recurso financeiro mínimo requisitado pelo banco, mas para desfrutá-lo existem alguns pré-requisitos, como por exemplo, ter no mínimo três anos de Fundo, mesmo que em empresas diferentes (consecutivo ou não) e não possuir dois financiamentos ao mesmo tempo.
Com relação aos demais 80% do valor financiado, é possível contar com até 35 anos para quitá-lo, com parcelas que não ultrapassem 30% da renda familiar bruta mensal. Além de se atentar a estas exigências, antes de solicitar o empréstimo Caixa Construção é preciso ter o perfil compatível com o que o programa requer:
Publicidade
O empréstimo ainda conta com a integração de programas como o antigo Minha Casa, Minha Vida, o atual Casa Verde e Amarela, que pode subsidiar o valor do terreno ou da construção. Neste caso, especificamente, o subsídio varia conforme a característica do comprador e do patrimônio.