O Dia das Mães motiva reencontros familiares, proporciona lembranças marcantes e serve para homenagear o carinho das mães. A casa que promove o tradicional almoço realizado nesta data é responsável por criar o ambiente perfeito para celebrar um dos momentos mais importantes do ano. Pensando nisso, confira dicas de arquitetos e decoradores para comemorar o Dia das Mães:
A paleta de cores da sua decoração deve transformar a casa em um ambiente de calma, refúgio e conforto. Portanto, aposte em cores mais leves e delicadas, como tons de verde e azul ou branco, por exemplo. Evite cores com nuances mais fortes, que podem causar ansiedade ou desconforto.
Incorporar flores à decoração e à mesa do almoço complementa o ambiente de conforto. “São uma ótima opção”, defende a arquiteta Cristiane Schiavoni. Priorize flores delicadas, como margaridas ou rosas.
+ 5 ideias de presentes criativos para o Dia das Mães
Publicidade
Também aposte em flores para compor a mesa posta, enfeitar as cadeiras e, se tiver tempo, faça um pequeno arranjo para os convidados levarem para casa.
A recomendação das especialistas é ir além da decoração da sala de estar e da mesa posta, por si só, estendendo este cuidado a outros cantos da casa. “Use laços nas cadeiras, como numa decoração de festa de casamento. Além disso, pode-se colocar almofadas diferentes no sofá, vasos coloridos na mesa de centro e outros elementos que trazem cor e alegria para a casa”, sugere Schiavoni.
Sabe aquele prato ou talher que está há anos na família, mas nunca sai de dentro da gaveta da sua casa? É hora de transformá-la em uma das protagonistas do dia. “Usar a louça que normalmente guardamos para ocasiões especiais abre espaço para o cardápio especial desta data”, comenta a arquiteta.
+ Dia das Mães: 3 cardápios temáticos com pratos icônicos por década
Publicidade
A mesa é o centro de toda a cerimônia. É em volta dela que a família se reunirá para contar histórias, bater papo e, principalmente, comer. É, também, o local que deve receber a maior atenção neste momento.
“É uma forma de homenagear as mães”, visualiza Schiavoni. “Pensar nos pratos a serem servidos, escolher jogos americanos bonitos, talheres e louças especiais para a ocasião, além de selecionar os copos e taças de acordo com as bebidas que serão servidas, valoriza ainda mais esse momento da refeição”.
Na decoração da mesa, aposte em itens que a deixem sofisticada e simples ao mesmo tempo.
“Explore peças e objetos que você já tem em casa sem medo de ser ousada e criativa, ambientado de forma diferente, mesclando texturas e brincando e compondo com as volumetrias e alturas diferentes”, argumenta Giseli Koraicho, designer de interiores da Infinity Spaces Arquitetura.
Publicidade
O cheiro da comida e o perfume das flores são apenas alguns dos aromas que ajudam a tornar este momento inesquecível. O cuidado com este aspecto valoriza ainda mais a experiência.
“Se o almoço fosse na praia, eu utilizaria souplats em fibra natural, a argola do guardanapo em linho poderia ser no formato de coral. Outra ideia seria utilizar ervas aromáticas pousando sobre o guardanapo”, orienta Koraicho.
O mais importante em todo este processo de decorar a casa é o carinho do anfitrião pelos convidados. Este carinho precisa estar nos detalhes, não apenas naqueles aspectos mais marcantes a olho nu.
“Servir refrigerante ou água em jarras bonitas em vez de deixar as garrafas diretamente na mesa demonstra cuidado e carinho na preparação do ambiente”, ilustra a arquiteta Cristiane Schiavoni.
Publicidade