Canjica, pamonha, bolo de fubá e brigas com vizinhos. O mês de junho é marcado pelas festas de São João e pode ser um ótimo momento para confraternização no condomínio, mas é fundamental adotar algumas práticas para que o evento não se torne um motivo para confusão. Pensando nisso, confira 5 dicas para organizar a festa junina do seu condomínio:
Em geral, as regras para realização da festa junina são praticamente as mesmas para as demais festas, como o Carnaval e Halloween, e já fazem parte do calendário de atividades do condomínio. No entanto, em alguns cenários, ela precisa ser aprovada previamente em assembleia de moradores.
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A recomendação de Gabriela Maia, gerente jurídica da startup Loft, é que o tema seja debatido para que as recomendações fiquem claras.
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“Os participantes devem seguir à risca o regulamento interno do condomínio sobre as áreas comuns, incluindo volume do som, horário limite para ruídos e circulação nas demais áreas restritas e de convivência do prédio. É importante observar, por exemplo, se é permitida a contratação de grupos musicais ou bandas”, observa.
Não basta aprovar a festa entre os moradores na assembleia. Para a boa convivência é importante que todos os vizinhos sejam informados e tenham a oportunidade de participar.
“A administração do condomínio pode ajudar a divulgar a festa enviando comunicados por e-mail, anunciando a novidade no quadro de avisos e enviando mensagens no grupo de whatsapp dos moradores, algo bastante comum hoje em dia” sugere Gabriela.
“Vale fazer um levantamento de comidas, bebidas e brincadeiras e eleger duas pessoas ou um grupo de moradores para cuidar da organização do evento. Eles ficarão responsáveis não só por listar os participantes da festa, mas por providenciar os demais itens ou coordenar a divisão de tarefas”, comenta a especialista.
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Priorize realizar a festa junina em áreas abertas e arejadas, sem a presença de fogueiras. No caso de acender uma fogueira, faça isso longe de fiações e veículos, evitando utilizar materiais que causam risco de explosão, como álcool ou gasolina. E crie barreiras para isolá-las do restante da festa.
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Se for preciso construir alguma estrutura temporária, busque um profissional especializado e, se necessário, a autorização do Corpo de Bombeiros. Também é importante determinar punições para quem descumprir as regras e colocar outras pessoas em risco.
Gabriela aconselha que o condomínio não se envolva na finanças da festa, dando apenas assessoria para usos das áreas comuns, suporte na divulgação, manutenção, segurança e limpeza, sob orientação do(a) síndica.
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Desta forma, a melhor estratégia é pedir uma colaboração financeira dos vizinhos e escolher um grupo de moradores ou empresas especializadas para se responsabilizar pela gestão financeira do evento. É essencial que estes gastos sejam transparentes e possam ser analisados pelos moradores a qualquer momento.
“Em condomínios clubes, em que é comum a contratação de empresas especializadas em eventos, os valores da festa podem ser cobrados diretamente no boleto do condomínio, mas como parte da taxa mensal que os clientes do serviço de lazer costumam pagar”, orienta a especialista.