Localização privilegiada e segurança são os maiores estímulos para compradores pagarem mais por um imóvel no Brasil. De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC), em parceria com a Brain Inteligência Estratégica, mais de 60% das pessoas considerariam pagar valores acima da média do mercado se eles tiverem estes dois diferenciais.
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O terceiro fator apontado pelo levantamento é o acesso às principais rodovias e transporte público (27%). O item é seguido por opções de lazer diferenciadas (22%), a expectativa de valorização no longo prazo (21%) e a sensação de exclusividade (12%).
Principais fatores que motivam o comprador a pagar um valor acima da média por um imóvel:
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A pesquisa foi apresentada no Summit ABRAINC 2024, evento que reuniu incorporadores, profissionais da construção e representantes do poder público. Para 80% dos compradores ouvidos, itens de segurança, como portaria virtual, sistema de câmeras, reconhecimento facial e fechadura digital, impulsionam a valorização imobiliária.
Enquanto isso, 59% disseram que a sustentabilidade dos imóveis é muito relevante no momento de comprar um imóvel.
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Já entre as principais barreiras apontadas pelos compradores estão a falta de recursos para pagar a entrada do imóvel e a dificuldade de acesso a crédito para aprovar um financiamento.
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Barreiras para comprar um imóvel:
Para 68% dos entrevistados, parte do processo é consultar avaliações online sobre incorporadoras e empreendimentos para tomar a decisão de compra. Segundo o levantamento, que ouviu 1.050 entrevistados em 13 cidades brasileiras, apesar do crescimento na busca de informações pela internet, 80% ainda preferem visitar pessoalmente os estandes de vendas antes de comprar.
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“Em um cenário macroeconômico desafiador, é essencial que as empresas se adaptem a essas novas demandas, oferecendo não apenas produtos de alta qualidade, mas também condições comerciais atrativas e serviços que facilitem a jornada do consumidor. A estabilidade no emprego e condições favoráveis no mercado também são cruciais para que os consumidores se sintam confiantes em investir em imóveis”, analisa Luiz França, presidente da ABRAINC.
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