Compra

Em quais cidades vale a pena pagar o IPTU à vista?

Levantamento mostra que o desconto pode ir de 3% a 20% para pagamento de cota única

Por:Breno Damascena 07/02/2023 2 minutos de leitura
joao-pessoa-iptu
João Pessoa (PB) oferece um dos maiores descontos do País para pagamento do IPTU à vista/ Crédito: Getty Images

Publicidade

Todo início de ano, os proprietários de imóveis precisam se preparar para pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). A fórmula para conseguir um desconto no valor do imposto é realizando o pagamento em uma cota única ao invés de dividir em várias parcelas. 

De acordo com levantamento realizado pela Lastro, startup de gestão de locações de imóveis, o desconto pode variar de 3% a até 20%, dependendo da cidade. “A diferença nos descontos oferecidos é resultado da situação financeira de cada prefeitura”, explica o CEO e co-fundador da companhia, Allan Paladino.

“Cidades maiores e/ou com as finanças mais organizadas têm uma necessidade de financiamento mais baixa, e, portanto, não precisam oferecer descontos tão altos. Por outro lado, para municípios com as contas mais apertadas, faz sentido oferecer um desconto maior e receber mais cedo essa receita dos IPTUs.”

Ranking dos descontos 

A tabela, desenvolvida pela empresa a partir de pesquisa nos sites oficiais das prefeituras de diversas capitais brasileiras, mostrou que o maior percentual de desconto do País chega a 20% nas cidades de João Pessoa (PB), Rio Branco (AC), Macapá (AP), Campo Grande (MS), Porto Velho (RO) e Florianópolis (SC). 

Publicidade

CidadeDescontoCondição
São Paulo (SP)3%Até fevereiro
Belo Horizonte (MG)6%Até 27/01
Rio de Janeiro (RJ)7%Até 07/02
Salvador (BA)7%Até 05/02
Aracaju (SE)7,50%Até 06/02
Vitória (ES)8%Até 20/03
Fortaleza (CE)8%Até 5º dia útil de fevereiro
Recife (PE)10%Até 10/02
Manaus (AM)10%Para pagamento até 15/03
Brasília* (DF)10%Para pagamento até 15/05
Goiânia (GO)10%Pagamento até 20/04
Belém (PA)10%Até 10/02
Curitiba (PR)10%Até abril
Boa Vista RR)10%Até 10/05
Palmas (TO)10%Até 15/03
Porto Alegre (RS)11%Até 08/02
Maceió (AL)15%Até 31/01
João Pessoa (PB)20%Até 07/03
Rio Branco (AC)20%Até 31/03/2022
Macapá (AP)20%Até 28/02
Campo Grande (MS)20%Até 10/01
Porto Velho (RO)20%Até 31/03
Florianópolis (SC)20%Até 20/01
Levantamento realizado pela startup Lastro, a partir de pesquisa nos sites oficiais das prefeituras das capitais brasileiras

Para Allan, o pagamento à vista nestes casos pode até ser visto como um investimento. “O desconto de 20% equivale a investir o dinheiro com uma taxa de retorno acima de 4% ao mês, considerando a alternativa de fazer o pagamento em 10 parcelas”, calcula.

Por outro lado, São Paulo, ao oferecer apenas 3% de desconto para o pagamento em cota única do IPTU, é a cidade em que menos vale a pena quitar a dívida à vista sob a perspectiva financeira. Na planilha, ela é seguida por Belo Horizonte (MG), com 6%; Salvador (BA) e Rio de Janeiro (RJ), com 7% de desconto. 

“Em São Paulo, o pagamento à vista não faz sentido do ponto de vista puramente monetário, mas existem pessoas que optam por essa opção pela comodidade e para evitar o risco do esquecimento de uma parcela”, comenta Allan. “Nas cidades que têm descontos de 6% a 7%, o pagamento antecipado oferece retornos ligeiramente acima do CDI (também comparado ao pagamento em 10 parcelas).”

Allan Paladino, CEO da startup Lastro, sugere que inquilinos de imóveis conversem com o proprietário para pagamento à vista, caso o desconto compense/ Crédito: Divulgação Lastro

É preciso planejamento e cautela  

Ainda que o desconto seja realmente significativo para o pagamento do IPTU de forma antecipada, é necessário levantar alguns pontos antes de realizá-lo. “O contribuinte precisa considerar as possibilidades. Não vale a pena assumir uma dívida para pagar a cota única, pois o valor economizado dificilmente compensaria o valor dos juros e encargos da dívida adquirida”, explica Allan.

Publicidade

NEWSLETTER
IMÓVEIS

Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis

Notícias relacionadas

Imagem destacada

O que os investidores procuram em imóveis?

4 minutos de leitura
Imagem destacada

Consumidor já busca renegociação de imóveis comprados na planta

3 minutos de leitura
Imagem destacada

Sua casa poderia ser uma estrela do Instagram?

12 minutos de leitura
Imagem destacada

Valor do aluguel em São Paulo tem alta de 3,16%

3 minutos de leitura