Um a cada quatroimigrantes em Portugal são brasileiros, que já somam mais de 150 mil, um salto de 43% de 2018 para 2019, de acordo com oServiço de Estrangeiros e Fronteiras (o SEF). Mas nascidos no Brasil podem comprar um imóvel residencial na região lusitana?
A resposta é positiva, a aquisição é legal. Inclusive, os brasileiros já são os maiores compradores estrangeiros de propriedades em Lisboa e o segundo no país em geral.
Existem três opções: valor à vista; leilão internacional ou financiamento por um banco português. No primeiro processo, o sistema é simples, como em todo lugar, basta ter 90% do valor do imóvel, já que recebe desconto de 10%.
No segundo, é possível dar uma entrada de 15% e parcelar o restante em 12 vezes sem juros. Já na última opção, é necessário ter 30% de entrada e o restante é financiado em um prazo de 30 anos, com juros variando entre 1% e 2,5% ao ano.
Publicidade
Para realizar o procedimento de comprar uma casa no país europeu, é necessário providenciar a seguinte documentação:
Vale ressaltar que é necessário ficar atento, pois existem documentos que são de obrigatoriedade do vendedor, já outros do comprador.
Ao realizar a compra de um imóvel em Portugal, é possível que o brasileiro solicite o Golden Visa, que é o visto de investidor. Para isso, é necessário cumprir alguns requisitos, sendo: