Artigos

Qual o custo da personalização das plantas de imóveis?

Kits de personalização oferecem a exclusividade, tornando o apartamento único / Crédito: Free1970/AdobeStock
Luciano Amaral
20-10-2024 - Tempo de leitura: 2 minutos

Para responder a essa pergunta é necessário contextualizar: uma das tendências do mercado imobiliário de alto padrão é a personalização de plantas. O conceito de exclusividade vai além de arquitetura e espaços de lazer. Cada vez mais, os clientes triple A procuram por espaços que reflitam suas necessidades e estilos de vida únicos.

À medida que eles buscam mais do que simplesmente uma estrutura física, as incorporadoras enfrentam o desafio entre atender essa demanda e ter uma construção mais sustentável. E, essa discussão tende a se tornar cada vez mais necessária, já que o desejo por imóveis personalizados só aumenta. 

De um lado, há flexibilidade em espaços adaptados para a realidade de cada cliente, levando em conta o estilo e design individual. Do outro, observa-se que, dependendo da extensão da mudança, há excessos de resíduos, obras intermináveis e estresses por custos altos. Mas, existe uma solução que atende bem as duas pontas, criando uma balança equilibrada entre a incorporadora e o cliente.

Algumas incorporadoras usam kits de personalização, ou seja, dão opções viáveis e seguras para os clientes customizarem seus imóveis. Esses kits oferecem a exclusividade, tornando o apartamento único, mas sem surpresas na conta final do projeto e com maiores chances de seguir um cronograma que vá ao encontro da entrega do empreendimento.

Publicidade

Como cases, vou citar as Residências Internacionais do Parque Global e o Arbórea Itaim. As Residências Internacionais, por exemplo, consistem em 5 torres totalizando 634 apartamentos e nesse empreendimento seguimos a tendência de mercado, oferecendo estes kits de personalização. Demos ao cliente 7 kits como opção para cada tipologia de apartamento. Todas as alternativas dão ao cliente a segurança de receber uma obra bem supervisionada e seguindo o cronograma de entrega.  

A personalização proporciona conexão emocional com o espaço e deve refletir as necessidades individuais do morador. Ao permitir que os clientes participem do processo de design, as incorporadoras aumentam a satisfação e também a percepção de exclusividade e luxo. 

Criar espaços únicos e adaptados às necessidades dos moradores é uma maneira eficaz de valorizar o imóvel e a experiência de quem nele habita. Essas situações comprovam que o método funciona. Ao mesmo tempo que entrega um apartamento único, também dá ao cliente o conforto de ter zero preocupações com mão de obra e custos exorbitantes.

Ao adotar uma abordagem estratégica que considere as preferências das pessoas e a necessidade de contenção de gastos, as empresas podem se destacar no mercado e garantir a viabilidade financeira a longo prazo. A chave está em oferecer o equilíbrio entre inovação e eficiência de forma certa, criando espaços que atendam as necessidades e geram menos transtornos ao cliente, superando até mesmo as suas expectativas.

Publicidade