Arquitetura Sustentável

Burj Khalifa, maior prédio do mundo, é quase 3 vezes mais alto que maior edifício do Brasil

Burj Khalifa é um símbolo da cidade de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos/ Crédito: Rastislav Sedlak SK/AdobStock
Redação, Estadão Imóveis
18-06-2024 - Tempo de leitura: 4 minutos

Com mais de 828 metros de altura e 163 andares, o Burj Khalifa é o prédio mais alto do mundo. Além do papel que exerce como ponto turístico de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, o empreendimento é um marco arquitetônico e um símbolo de poder. Inaugurado em 2010, o edifício inspira engenheiros, atrai turistas e é visto como referencial para outras construções.

+ Quais são os 10 maiores prédios do mundo?

Quem já passou por Balneário Camboriú, por exemplo, deve ficar deslumbrado com a estatura dos prédios da cidade. A região é conhecida no país inteiro pela quantidade de arranha-céus. Não é para menos. Sete dos 10 empreendimentos construídos mais altos do Brasil estão localizados lá, de acordo com o site The Skyscraper Center. 

Os maiores prédios do País são duas torres vizinhas na Orla do litoral catarinense. O Yachthouse by Pininfarina Tower 2 e o Yachthouse by Pininfarina Tower 1 alcançaram à posição neste ano após a construção de pináculos decorativos no topo dos edifícios. 

Publicidade

Quando passaram de 281 para 294 metros de altura, os dois prédios ultrapassaram a One Tower, antiga primeira colocada na lista, também localizada em Balneário Camboriú, com 290 metros de altura. 

Além da grandiosidade, o prédio ganhou as manchetes quando tornou-se público que uma das quatro coberturas duplex de aproximadamente 1 mil m² de área privativa e que estão avaliadas entre R$ 60 e R$ 80 milhões foi comprada pelo jogador Neymar Jr. 

+ Quais são os 10 prédios mais altos do Brasil?

Mesmo com essa altura, entretanto, o maior edifício do Brasil não está nem entre os 100 maiores do mundo. O Mercury City Tower, prédio misto construído em Moscou em 2013, possui 339 metros de altura e está na 100ª posição na lista. Para entender esta imensidão, ele tem menos da metade do tamanho do Burj Khalifa. 

Publicidade

História do Burj Khalifa

A construção do Burj Khalifa (“Torre Khalifa”, em tradução livre) começou em 2004 e o projeto inteiro custou cerca de 1,5 bilhão de dólares. A ideia partiu de uma decisão do próprio governo de diversificar a economia local, até então totalmente baseada em Petróleo, além de fortalecer a imagem do país em âmbito internacional.

Edifício abriga escritórios, residências de luxo, restaurantes e até instalações de saúde/ Crédito: Iakov Kalinin/AdobeStock

O nome do prédio é uma homenagem ao líder de Abu Dhabi e ex-presidente dos Emirados Árabes Unidos, Sheikh Khalifa ibn Zayed Al Nahyan. Com o design inspirado em uma flor do deserto chamada “Spider Lily”, o Burj Khalifa abriga escritórios, residências de luxo, restaurantes, mirantes e até instalações de saúde. 

Os 57 elevadores, quatro piscinas e dois decks de observação ajudam na denominação frequente recebida pelo prédio de “cidade vertical”. Não à toa, ele também é reconhecido por deter alguns outros recordes relacionados à sua estrutura física, como o deck de observação ao ar livre mais alto do mundo, o elevador de serviço mais alto do mundo e o piso ocupado mais alto do mundo.

+ O que atrai brasileiros para o mercado imobiliário de Dubai?

Publicidade

O mirante localizado a 555 metros de altura, no 148º andar, permite que o público tenha uma visão da cidade inteira em formato de miniatura. Mas, além do tamanho, o prédio também se destaca pelo luxo. O design do hotel de 160 quartos e suítes localizado no prédio, por exemplo, têm a assinatura do estilista Giorgio Armani. 

Também com o estilo desenhado por Armani, os apartamentos residenciais oferecem diferenciais como concierge, serviço de quarto 24 horas, serviço de limpeza, biblioteca, spa, academia e piscina. 

10 curiosidades sobre o prédio mais alto do mundo

  1. O sistema de condensação de água do prédio fornece cerca de 15 milhões de galões de água por ano. O suficiente para encher 20 piscinas olímpicas
  2. O Burj Khalifa possui mais de 3.000 vagas de estacionamento em dois subsolos
  3. No auge da construção, mais de 12 mil profissionais de mais de 100 países trabalhavam no local todos os dias
  4. Mais de 45 mil metros cúbicos de concreto, pesando mais de 110 mil toneladas, foram utilizados para construir as fundações de concreto e aço. O prédio conta com 192 estacas enterradas a mais de 50 metros de profundidade
  5. O peso do edifício vazio é de cerca de 500 mil toneladas
  6. O prédio conta com 24.348 painéis de revestimento para suportar as altas temperaturas da região que cobrem uma área de 132.190 m²
  7. O número total de escadas até o andar 160º do prédio é 2.909
  8. A torre foi inaugurada no dia 4 de janeiro de 2010 para coincidir com o quarto aniversário do Dia de Ascensão do Sheikh Mohammed Bin Rashid Al Maktoum como governante de Dubai
  9. O Burj Khalifa está no Livro dos Recordes como a estrutura mais alta do mundo construída pelo ser humano
  10. O prédio possui cerca de 900 residências – incluindo estúdios e apartamentos de um, dois, três e quatro quartos.