Segundo levantamento exclusivo do Airbnb Brasil para o Estadão Imóveis, cresce desde maio a procura por casas de campo e em cidades menores de praia, a até 300 quilômetros dos centros urbanos, para ir de carro com a família sem renunciar ao isolamento. A percepção da startup é reforçada pelos dados levantados desde o início da pandemia pelo Grupo ZAP, que apontam aumento de 340% na busca por imóveis no interior paulista. As casas maiores também subiram 128% nas pesquisas em comparação a julho do ano passado.
Em muitos casos, segundo Felipe Marcondes, gerente regional do Airbnb na América do Sul, essas pesquisas foram realizadas por famílias em busca de um refúgio fora da cidade grande, mais perto da natureza, e, ao mesmo tempo, com boa infraestrutura (como conexão à internet e TV a cabo), para conciliar férias com a família e trabalho em home office.
Por isso, se você tem um imóvel parado nessas regiões ou já tentou anunciar nos sites portemporada, mas ainda não obteve bons resultados, veja o que fazer para chamar mais atenção nas plataformas e aproveitar essa maré alta da demanda em reservas.
·Imagens variadas e de qualidade contribuem muito para que o anúncio seja bem-sucedido. Segundo levantamento do Airbnb Brasil, ofertas de acomodações com mais de 20 fotos têm taxa de ocupação, em média, 25% maior do que as que possuem entre 11 e 20 fotos. E as que trazem de 11 a 20 fotos, taxa de ocupação, em média, cerca de 50% maior do que aqueles com até 10 fotos.
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· No contexto dapandemia, aspectos de limpeza ganharam mais relevância para os hóspedes. Estabelecer novos padrões de higienização é fundamental. Nesse sentido, ele e outros portais de imóveis para temporada criaram seus protocolos de higienização. No caso do Airbnb, o protocolo foi desenvolvido com orientação de especialistas internacionais, como o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), nos EUA, que é referência nos esforços de combate à Covid-19. Esse termo passou a ser solicitado a todos os anfitriões. Segundo pesquisa global da startup criada em 2008 por estudantes da Califórnia, 95% das avaliações deixadas por hóspedes após uma estadia mostram que eles estão satisfeitos com a limpeza, com classificações que vão de 4 a 5 estrelas (nota máxima). No Brasil, os anúncios que possuem o selo do regulamento recebem até duas vezes mais reservas.
· A plataforma do site de temporada permite que o dono do imóvel e interessado conversem, por mensagens no próprio sistema, em todas as fases do planejamento da estadia. Nesse contexto, ter agilidade nas respostas aos hóspedes é fundamental. De acordo com dados do Airbnb, anfitriões que respondem em até uma hora recebem, em média, 60% das reservas no Brasil.
· É fundamental que a experiência do hóspede na acomodação atenda às expectativas iniciais e, para isso, é preciso que o anúncio seja realista e detalhado. O ideal é incluir fotos de todos os cômodos e áreas a que o hóspede terá acesso, com legendas explicativas. Além disso, as regras da casa também precisam ser detalhadas e claras.
· O sistema da rede de temporadas permite que dono e locatário conversem por mensagens no próprio sistema, de forma segura, em todas as fases do processo, desde a escolha da acomodação, passando pelo momento da reserva, pelo pagamento, pela estadia em si e até o check-out. Esse processo é importante para que tanto hóspedes quanto detentores possam tirar eventuais dúvidas, como sobre as regras da casa, horários de chegada e saída, etc. É importante que as conversas sempre ocorram na plataforma, que é um ambiente seguro, não fora dela.
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Segundo Celso Eduardo Piva, dono de umaCabana em Angra dos Reis, Rio de Janeiro, empresário e anfitrião do Airbnb há 5 anos, durante esse tempo, aprendeu muitas técnicas para atrair novos hóspedes e obter mais reservas pela empresa, entre elas, que o principal aspecto em um anúncio são as fotos. “O hóspede precisa ter a experiência de que já está dentro da casa quando vê o anúncio. Eu, por exemplo, deixei mais de 20 fotos de qualidade que exprimem a sensação de como é estar na acomodação. Isso auxilia muito nas minhas efetivações”, conta.
“Sigo o Protocolo Avançado de Higienização recomendado pelo próprio site e deixo isso claro no anúncio. Os interessados se sentem mais seguros ao verem que a casa é higienizada corretamente, sem riscos de contrair Covid-19. Além disso, com relação aos questionamentos dos hóspedes, a primeira pergunta que eu costumava receber era sobre conexão Wi-Fi. Agora, logo me perguntam se a internet é rápida, pois atualmente as pessoas que alugam a minha casa estão preocupadas com a estrutura para o trabalho remoto, que ofereço com qualidade, além de demais comodidades como utensílios para cozinha, churrasqueira, secador de cabelo e até máquina de lavar.”
Com essas ações, Celso garante que a média de locação é de 25 a 28 dias por mês. Outra dedicação que ele não abre mão é referente às perguntas enviadas. “É extremamente importante responder a um possível hóspede o quanto antes. Toda vez que respondo uma pergunta imediatamente e explico o que tenho a oferecer na acomodação, o interessado efetiva a reserva na mesma hora”, afirma Piva.
Assim também faz Vanessa Santos, proprietária de uma Casa em Vargem Grande Paulista, interior de São Paulo. Ela esclarece que além da quantidade e das qualidades das fotos, o que mais chama a atenção são as avaliações. “Sendo boas, o hóspede se sente confortável em efetivar a reserva”, diz ela.
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“E o aspecto mais importante no anúncio, na minha opinião, é a limpeza. Sigo o Protocolo Avançado de Higienização da startup. No anúncio da minha casa isso está bem claro. Procuro responder o mais rapidamente possível e acredito que isso é decisivo para a efetivação da reserva, pois, geralmente, a pessoa quer garantir sua viagem no mesmo momento em que faz a consulta”, conta Santos.
“Quanto às comodidades, acho fundamental oferecer o máximo de conforto possível, a exemplo de secador de cabelo, utensílios de casa e cozinha, máquina de lavar roupa e secar, etc. Acredito que o hóspede deva se sentir em casa.”
Sobre as locações, Vanessa informa que aluga a casa de Vargem Grande em média de três a quatro vezes ao mês, e geralmente para famílias que querem passar um período curto, de cerca de cinco dias. “Para os novos anfitriões, meu conselho é que estejam sempre atentos aos cuidados com a casa, pois muitos inquilinos que alugam pela primeira vez podem se tornar hóspedes fiéis”, recomenda.