Alugar apartamentos e casas em vez de ficar em hotéis está cada vez mais comum. O tipo de negócio tem beneficiado tanto locador quanto locatário, criando um sistema colaborativo por meio da troca de experiências, indicações e precauções. Você sabia que existem muitos sites em que é possível anunciar seu imóvel ou procurar um lugar com cara de casa para ficar durante a viagem com a família? Separamos algumas dicas:

Airbnb – Provavelmente o site mais conhecido do ramo. A plataforma oferece locação de espaços inteiros ou quartos avulsos ao redor de todo o mundo. Os anúncios publicados são de responsabilidade dos anfitriões dos imóveis, que podem ser contatados pelo próprio canal em caso de dúvidas. De modo geral, o Airbnb cobra do anunciante uma comissão de 3% sobre o valor de reserva e 10% do inquilino.

Alugue Temporada – Especializado em casas de alto padrão, o Alugue Temporada faz parte de uma rede de locação disponível em todo o mundo chamada HomeAway. Reservando por essa plataforma, o proprietário que anuncia seu apartamento no site tem até 24 horas para “liberá-lo” ao viajante interessado.

Booking.com – É possível encontrar casas e apartamentos em diversos países e refinar a busca utilizando filtros de preço, comodidades, preferência de cama, acessibilidade e opções de lazer. Entretanto, o buscador só permite contratar temporadas de, no máximo, 30 dias.

HomeStay – O website oferece aluguéis de curta e longa duração, onde o viajante fica hospedado em casas e apartamentos de famílias locais. A possibilidade é ótima para viver boas experiências com as culturas de outros países. O pagamento final inclui, além do valor base, uma taxa extra de reserva.

Assine nossa newsletter e receba por e-mail as principais notícias e dicas.
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.
Quero me cadastrar para receber informações relevantes por e-mail. Fique tranquilo, não fazemos SPAM.

OneFineStay – A página para casas de aluguel de temporada foi desenvolvida para gostos mais sofisticados. Antes de subir o anúncio, cada oferta é vistoriada para garantir o serviço de luxo. Apesar de não possuir versão em português, oferece valores em reais.

TripAdvisor: Rentals – O serviço não é apenas um site de aluguel por temporada, mas também um guia de viagem pelo mundo e seu serviço abrange mais de 200 países. Os valores são cobrados semanalmente e a plataforma permite que o interessado veja fotos, localização e outras informações do imóvel antes de reservar. Os pagamentos podem ser feitos com PayPal.

TemporadaLivre – É uma página da internet que oferece mais de 10 mil espaços para aluguel de temporada em vários locais do Brasil e também em alguns outros países. Na home do site é possível ver um calendário com o período em que cada imóvel listado está disponível para reservas, além dos preços. Ao contrário dos sites de aluguel por temporada citados anteriormente, a negociação necessária para se reservar o imóvel é feita diretamente entre o proprietário do imóvel e o viajante.

9Flats.com – O site de hospitalidade tem uma quantidade enorme de acomodações em diversas localidades pelo mundo: são mais de 6 milhões ao todo! Porém, seus destinos são mais concentrados em cidades europeias. Os valores das diárias podem ser visualizados em real, mas a plataforma não está disponível em português brasileiro, apenas em português de Portugal. O site também cobra taxas extras de limpeza para utilizar o serviço de hospedagem.