O sonho de ter um imóvel próprio quase sempre esbarra nos altos preços dos imóveis. A alternativa é recorrer a empréstimos e financiamentos que fazem o valor caber no bolso. Mas para conceder o crédito, muitas empresas e instituições financeiras consultam o score do consumidor.
Score é uma pontuação definida pelos órgãos de proteção ao crédito, como Serasa e SPC, e pelas próprias instituições credoras que possuem pontuação interna. Essas empresas avaliam o comportamento do consumidor, como histórico de dívidas, compromisso com pagamentos de contas, relacionamento com bancos e até hábitos de consumo em comparação à sua renda.
A pontuação vai de 0 a 1.000. Quanto mais próximo ao valor máximo seu score estiver, maiores são as chances de conseguir crédito na praça, inclusive financiamento imobiliário. Isso porque as instituições financeiras entendem que consumidores com score alto têm menos chances de ficarem inadimplentes e, com isso, vão honrar o compromisso de quitar o empréstimo concedido.
Pontuação entre 0 e 300 é considerada ruim. Entre 301 e 700, regular. Consumidores que apresentam esses scores são vistos como maus pagadores e é bem provável que tenham pedidos de crédito negados, especialmente, se forem grandes somas.
Publicidade
Pontuação a partir de 700 é considerada boa o suficiente para conseguir mais facilmente empréstimos com valores altos. Portanto, esse é o score mínimo para obter um bom financiamento imobiliário. Quanto mais próximo da pontuação máxima você conseguir chegar, mais chances de conseguir crédito para comprar seu imóvel e com menores taxas de juros.
Como conseguir o score suficiente para financiamento imobiliário?
Você pode consultar sua pontuação na página dedicada a isso do Serasa ou do SPC Consumidor Positivo. Caso seu score não seja o suficiente para conseguir um financiamento imobiliário, siga as dicas para aumentá-lo rápido:
Ver comentários
Muito boa a matéria!
Pessoal, tem sites que informam o passo a passo para AUMENTAR o seu SCORE para 750 ou mais.
Ótima matéria. Esclarecimentos para quem tem pouco conhecimento.