Mais de 160 quilômetros quadrados já foram consumidos pelos incêndios que estão devastando Los Angeles, segundo levantamento do Departamento Florestal e de Proteção de Incêndios da Califórnia. Além de lidar com as mortes e desaparecimentos de familiares, mais de 150 mil famílias foram deslocadas e centenas perderam seus lares.
Até o momento, foram confirmadas 24 mortes e, de acordo com a Associated Press, pelo menos 16 pessoas estão desaparecidas. Diante desta tragédia histórica e de um cenário de desesperança, os habitantes agora também precisam lidar com uma crise imobiliária.
Jason Oppenheim, estrela do reality show Selling Sunset e especialista no mercado imobiliário de Los Angeles, afirmou que muitos proprietários têm aumentado ilegalmente os preços por conta dos incêndios florestais em Los Angeles.
Ele afirma que um cliente recebeu uma cobrança de milhares de dólares a mais do que o preço inicial pedido para alugar uma casa, apesar das leis anti-“aumentos abusivos” da Califórnia. Ainda que as autoridades da Califórnia alertem que aumentos de mais de 10% acima do custo anterior ao desastre sejam ilegais, a prática estaria se multiplicando pela cidade, segundo Oppenheim.
Publicidade
+ Incêndios em Los Angeles: hotéis tornam-se abrigos aos deslocados pelo fogo
Em entrevista à BBC, o corretor relatou que encontrou um imóvel em que o proprietário estava pedido 13 mil dólares por mês de aluguel. Depois da tragédia, o seu cliente chegou a oferecer 20 mil dólares, mas o proprietário disse que só alugaria por 23 mil dólares.
Os fogos que se alastram pela cidade californiana danificaram mansões de diversas celebridades, como Paris Hilton e Mel Gibson, mas também afetaram moradores da classe média que compraram imóveis no bairro rico há décadas, quando as propriedades ainda tinham um preço mais acessível.
Agora, que precisam de um lugar para morar enquanto o cenário se acalma e o seguro é acionado, eles estão encontrando um mercado que já estava saturado muito mais disputado. Uma reportagem do Wall Street Journal aponta que o preço dos aluguéis e de compra no setor imobiliário local está aumentando significativamente diante da demanda maior.
Publicidade
+ O que os incêndios em Los Angeles alertam sobre o clima no Brasil e no mundo em 2025?
O problema é que os imóveis na região já eram caros. Segundo dados da Zillow, um preço médio de uma casa na área metropolitana de Los Angeles é de cerca de 956 mil dólares (cerca de R$ 5,8 milhões). O valor é mais que o dobro do nível nacional de 359 mil dólares.
Enquanto vivem a expectativa de começar uma nova epopeia para serem ressarcidos pelas seguradoras e reconstruírem seus imóveis, os moradores desabrigados sabem que o drama ainda não chegou ao fim. A chegada de ventos de mais de 100 quilômetros por hora podem potencializar a gravidade da situação.
Até o momento, os incêndios danificaram e destruíram comunidades no Condado de Los Angeles e em partes de Pacific Palisades e Altadena.
Publicidade