Não é porque você vai mudar para um apartamento que precisa se privar de ter um cachorro. Os de porte pequeno e médio são os mais indicados para espaços pequenos. Veja uma seleção de raças para criar em apartamento, indicada pela veterinária Vivian Lima, da Clínica Evet Especialidades, em São Paulo.
Cães desta raça têm o hábito de vigiar a porta de casa ou a janela e latir para alertar. Pode ser um bom cão de guarda, porém um problema para vizinhos com sono leve. Apesar de alegres, não são receptivos com estranhos e tendem a ter ciúme de seus pertences – de comida a brinquedos.
Por ser uma raça de fácil adaptação a novos locais, o cavalier é uma ótima opção para quem mora em apartamento. São ideais para famílias com crianças e idosos, devido ao seu temperamento tranquilo e cativante. Porém, ao mesmo tempo que ele está disposto a tirar uma soneca, pode te surpreender querendo gastar um pouco de energia.
Os Yorkshire Terrier se adaptam a tutores que moram sozinhos e também a lares com grandes famílias e crianças. Precisa de alguém que imponha as regras, caso contrário, apresenta comportamentos inadequados, como fazer xixi e cocô no lugar errado. É uma raça cheia de energia e que gosta de alertar o dono ao perceber algo estranho.
Publicidade
É uma raça protetora da casa e da família. Pode ser um ótimo cão de guarda
– e até atacar alguém que se aproximar da residência. Algumas das atividades que poodles mais gostam de fazer é procurar objetos, caçar, treino de agilidade e obediência. São muito inteligentes e aprendem rapidamente o que podem e o que não pode fazer.
A raça é altamente recomendado para quem mora em apartamento porque não exige muito espaço para queimar energia. Contudo, o pug é bem apegado aos humanos e pode apresentar dificuldade em ficar sozinho por muitas horas.
Também conhecido como Spitz Alemão, esta raça, apesar de pequena, é capaz de desafiar uma ameaça para proteger a sua família e pode ficar receosa com visitas e estranhos. O lulu da pomerânia não é lá muito quieto. Por isso, exige adestramento para que não lata em excesso e incomode os vizinhos.
São cães inteligentes, mas apresentam temperamento irritadiço e certa dificuldade em aceitar muitos integrantes da família. Com crianças pequenas, é recomendável que haja supervisão quanto às brincadeiras feitas com ele.
Publicidade
Os cães sem raça definida também são ótimos para apartamento, quando adequados ao tamanho do imóvel. Eles podem necessitar de atenção especial no início, até identificar o perfil do pet, já que alguns possuem históricos de agressão e abandono.