Voltar
IMÓVEIS

Buscando sugestões para:


Página inicial / Guia de Bairros / São Paulo / Mooca / Mooca: um dos bairros mais tradicionais de São Paulo

Mooca: um dos bairros mais tradicionais de São Paulo

Conheça a região que é berço da história construída pelos imigrantes

  • (4.0)

Da redação

02/04/2019 - 4 minutos de leitura


vista geral da área residencial da Mooca
A Mooca oferece comodidade, boa gastronomia e fácil acesso a outras regiões de São Paulo. Crédito: Daniel Teixeira

Apenas vontade não basta para morar sozinho. Atitude, capacidade de resolver contratempos e principalmente organização são fundamentais para que o sonho de ter um canto só seu não se transforme em um pesadelo. Responda às questões a seguir e veja se você está preparado para cuidar de um lar.


A herança italiana é a principal característica do bairro da Mooca. Fundado ainda no século XVI por um grupo de jesuítas, o povoado de Arraial do Nicolau, como era conhecido o distrito na época, passou por diversas mudanças. Tornou-se um dos principais refúgios de imigrantes na cidade de São Paulo e foi um grande e importante centro de desenvolvimento industrial e comercial da capital.

A Mooca oferece comodidade, boa gastronomia e fácil acesso a outras regiões de São Paulo, graças às estações da linha de trem 10-Turquesa, da linha de metrô 3-Vermelha e das diversas linhas de ônibus que atendem o bairro.

A vizinhança possui, ainda, opções de compra, trabalho e estudo. A Avenida Paes de Barros, por exemplo, reúne prédios residenciais, espaços comerciais, restaurantes, farmácias, lojas de roupas e calçados, consultórios, padarias e mercado. Confira o que mais encontrar na vizinhança!

Preço

O perfil de moradores do bairro tem renda de 5 a 10 salários mínimos. O metro quadrado para compra de imóveis custa em média R$ 6.000, segundo a Pesquisa de Mercado da Capital do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-SP), de novembro e dezembro de 2018. Já no caso de aluguel, o preço médio é R$ 28/m², segundo o site Storia Imóveis.

Educação

O distrito é atendido tanto pela rede pública quanto pela rede particular. Em relação ao ensino público, o bairro conta com escolas tradicionais como as estaduais MMDC, Oswaldo Cruz e Pandiá Calógeras, além das escolas de educação infantil municipais.

E, para quem deseja ingressar em escolas particulares, colégios como o São Judas Tadeu, o Externato São Rafael, Colégio Passo Seguro e Colégio Santa Catarina estão nas imediações. No ensino superior, a Mooca ganha bastante destaque com a  Universidade São Judas Tadeu e a Anhembi Morumbi, além da Unicapital (atualmente Uniesp).

Saúde

Ali estão hospitais e maternidades, como o Hospital e Maternidade São Cristóvão, Hospital Villa-Lobos, CEMA, Hospital Sauvalus e Hospital Sancta Maggiore. O bairro conta com um centro hospitalar público, o Hospital Municipal Dr. Ignácio Proença de Gouveia, que atende especialidades gerais, pediátrica, obstétrica, ortopédica, ginecológica e de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Tem também o Hospital Dia da Rede Hora Certa, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Mooca I, um Centro de Apoio Psicossocial Infantil (CAPS) e o Ambulatório de Especialidades Ítalo Domingos Le Vocci.

Assine nossa newsletter e receba por e-mail as principais notícias e dicas.
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.
Quero me cadastrar para receber informações relevantes por e-mail. Fique tranquilo, não fazemos SPAM.

Lazer

No prédio da antiga Hospedaria de Imigrantes está localizado hoje o Museu da Imigração. No local, que recebeu cerca de 2,5 milhões de estrangeiros entre 1887 e 1978, estão expostas relíquias do passado cafeeiro e industrial paulista, além de um rico acervo digital com jornais, cartografias e registros de matrículas de pessoas que passaram por ali. O museu ainda proporciona um passeio de Maria-Fumaça, principal meio de locomoção na época do café.

O Teatro Municipal da Mooca Arthur Azevedo, sede do Clube do Choro de São Paulo, passou por uma reforma e foi reaberto em 2015. Hoje recebe programação de espetáculos e shows semanalmente.

Outra opção de lazer é a Biblioteca Affonso Taunay, fundada em 1954, que conta com um acervo riquíssimo formado por mais de 20 mil exemplares e conta também com uma seção “Memória do Bairro da Mooca”, onde é possível viajar por meio de pôsteres, documentos originais do século XIX, fotos, ferramentas de trabalho, máquinas, moedas e instrumentos musicais que remetem à trajetória do bairro.

Pra quem procura um espaço verde, o Parque Sabesp Mooca tem uma área de mais de 20 mil m² de árvores e gramado com equipamentos de ginástica e playground.

Gastronomia e comércio

Um dos principais pontos positivos dessa área da zona leste é que o bairro é bem aparelhado de serviços diversos. Na área do comércio, há o Mooca Plaza Shopping, um amplo centro de compras com 241 lojas, sendo oito megalojas, restaurantes e salas de cinema- uma delas XD (Extreme Digital).

Na gastronomia, a Mooca tem sabor italiano. O restaurante Don Carlini, que fica num casarão da década de 1950, coleciona admiradores. O espaguete com camarões e o vitelo à romana, assado em baixa temperatura e guarnecido de talharim ao molho de manteiga, são os pratos mais pedidos do lugar.

A tradicional pizzaria São Pedro oferece mais de 60 sabores de pizzas. Completam a lista de pizzarias a do Ângelo (R. Sapucáia, 527) e a Bendita Maria (R. dos Trilhos, 1269), que vende pizza por metro. A Esfiha Juventus (R. Visconde de Laguna), mais um lugar tradicional, continua distribuindo esfiha para os jogadores que fazem gols em partidas do Juventus, time de futebol do bairro.

AVALIAR ESSE ARTIGO
Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login


Notícias relacionadas