Apenas vontade não basta para morar sozinho. Atitude, capacidade de resolver contratempos e principalmente organização são fundamentais para que o sonho de ter um canto só seu não se transforme em um pesadelo. Responda às questões a seguir e veja se você está preparado para cuidar de um lar.

A herança italiana é a principal característica do bairro da Mooca. Fundado ainda no século XVI por um grupo de jesuítas, o povoado de Arraial do Nicolau, como era conhecido o distrito na época, passou por diversas mudanças. Tornou-se um dos principais refúgios de imigrantes na cidade de São Paulo e foi um grande e importante centro de desenvolvimento industrial e comercial da capital.

A Mooca oferece comodidade, boa gastronomia e fácil acesso a outras regiões de São Paulo, graças às estações da linha de trem 10-Turquesa, da linha de metrô 3-Vermelha e das diversas linhas de ônibus que atendem o bairro.

A vizinhança possui, ainda, opções de compra, trabalho e estudo. A Avenida Paes de Barros, por exemplo, reúne prédios residenciais, espaços comerciais, restaurantes, farmácias, lojas de roupas e calçados, consultórios, padarias e mercado. Confira o que mais encontrar na vizinhança!

Preço

O perfil de moradores do bairro tem renda de 5 a 10 salários mínimos. O metro quadrado para compra de imóveis custa em média R$ 6.000, segundo a Pesquisa de Mercado da Capital do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-SP), de novembro e dezembro de 2018. Já no caso de aluguel, o preço médio é R$ 28/m², segundo o site Storia Imóveis.

Educação

O distrito é atendido tanto pela rede pública quanto pela rede particular. Em relação ao ensino público, o bairro conta com escolas tradicionais como as estaduais MMDC, Oswaldo Cruz e Pandiá Calógeras, além das escolas de educação infantil municipais.

E, para quem deseja ingressar em escolas particulares, colégios como o São Judas Tadeu, o Externato São Rafael, Colégio Passo Seguro e Colégio Santa Catarina estão nas imediações. No ensino superior, a Mooca ganha bastante destaque com a  Universidade São Judas Tadeu e a Anhembi Morumbi, além da Unicapital (atualmente Uniesp).

Saúde

Assine nossa newsletter e receba por e-mail as principais notícias e dicas.
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.
Quero me cadastrar para receber informações relevantes por e-mail. Fique tranquilo, não fazemos SPAM.
Ali estão hospitais e maternidades, como o Hospital e Maternidade São Cristóvão, Hospital Villa-Lobos, CEMA, Hospital Sauvalus e Hospital Sancta Maggiore. O bairro conta com um centro hospitalar público, o Hospital Municipal Dr. Ignácio Proença de Gouveia, que atende especialidades gerais, pediátrica, obstétrica, ortopédica, ginecológica e de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Tem também o Hospital Dia da Rede Hora Certa, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Mooca I, um Centro de Apoio Psicossocial Infantil (CAPS) e o Ambulatório de Especialidades Ítalo Domingos Le Vocci.

Lazer

No prédio da antiga Hospedaria de Imigrantes está localizado hoje o Museu da Imigração. No local, que recebeu cerca de 2,5 milhões de estrangeiros entre 1887 e 1978, estão expostas relíquias do passado cafeeiro e industrial paulista, além de um rico acervo digital com jornais, cartografias e registros de matrículas de pessoas que passaram por ali. O museu ainda proporciona um passeio de Maria-Fumaça, principal meio de locomoção na época do café.

O Teatro Municipal da Mooca Arthur Azevedo, sede do Clube do Choro de São Paulo, passou por uma reforma e foi reaberto em 2015. Hoje recebe programação de espetáculos e shows semanalmente.

Outra opção de lazer é a Biblioteca Affonso Taunay, fundada em 1954, que conta com um acervo riquíssimo formado por mais de 20 mil exemplares e conta também com uma seção “Memória do Bairro da Mooca”, onde é possível viajar por meio de pôsteres, documentos originais do século XIX, fotos, ferramentas de trabalho, máquinas, moedas e instrumentos musicais que remetem à trajetória do bairro.

Pra quem procura um espaço verde, o Parque Sabesp Mooca tem uma área de mais de 20 mil m² de árvores e gramado com equipamentos de ginástica e playground.

Gastronomia e comércio

Um dos principais pontos positivos dessa área da zona leste é que o bairro é bem aparelhado de serviços diversos. Na área do comércio, há o Mooca Plaza Shopping, um amplo centro de compras com 241 lojas, sendo oito megalojas, restaurantes e salas de cinema- uma delas XD (Extreme Digital).

Na gastronomia, a Mooca tem sabor italiano. O restaurante Don Carlini, que fica num casarão da década de 1950, coleciona admiradores. O espaguete com camarões e o vitelo à romana, assado em baixa temperatura e guarnecido de talharim ao molho de manteiga, são os pratos mais pedidos do lugar.

A tradicional pizzaria São Pedro oferece mais de 60 sabores de pizzas. Completam a lista de pizzarias a do Ângelo (R. Sapucáia, 527) e a Bendita Maria (R. dos Trilhos, 1269), que vende pizza por metro. A Esfiha Juventus (R. Visconde de Laguna), mais um lugar tradicional, continua distribuindo esfiha para os jogadores que fazem gols em partidas do Juventus, time de futebol do bairro.