O distrito é atendido tanto pela rede pública quanto pela rede particular. Em relação ao ensino público, o bairro conta com escolas tradicionais como as estaduais MMDC, Oswaldo Cruz e Pandiá Calógeras, além das escolas de educação infantil municipais.
E, para quem deseja ingressar em escolas particulares, colégios como o São Judas Tadeu, o Externato São Rafael, Colégio Passo Seguro e Colégio Santa Catarina estão nas imediações. No ensino superior, a Mooca ganha bastante destaque com a Universidade São Judas Tadeu e a Anhembi Morumbi, além da Unicapital (atualmente Uniesp).
Saúde
Ali estão hospitais e maternidades, como o Hospital e Maternidade São Cristóvão, Hospital Villa-Lobos, CEMA, Hospital Sauvalus e Hospital Sancta Maggiore. O bairro conta com um centro hospitalar público, o Hospital Municipal Dr. Ignácio Proença de Gouveia, que atende especialidades gerais, pediátrica, obstétrica, ortopédica, ginecológica e de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Tem também o Hospital Dia da Rede Hora Certa, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Mooca I, um Centro de Apoio Psicossocial Infantil (CAPS) e o Ambulatório de Especialidades Ítalo Domingos Le Vocci.
Assine nossa newsletter e receba por e-mail as principais notícias e dicas.
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.
Quero me cadastrar para receber informações relevantes por e-mail. Fique tranquilo, não fazemos SPAM.
Lazer
No prédio da antiga Hospedaria de Imigrantes está localizado hoje o Museu da Imigração. No local, que recebeu cerca de 2,5 milhões de estrangeiros entre 1887 e 1978, estão expostas relíquias do passado cafeeiro e industrial paulista, além de um rico acervo digital com jornais, cartografias e registros de matrículas de pessoas que passaram por ali. O museu ainda proporciona um passeio de Maria-Fumaça, principal meio de locomoção na época do café.
O Teatro Municipal da Mooca Arthur Azevedo, sede do Clube do Choro de São Paulo, passou por uma reforma e foi reaberto em 2015. Hoje recebe programação de espetáculos e shows semanalmente.
Outra opção de lazer é a Biblioteca Affonso Taunay, fundada em 1954, que conta com um acervo riquíssimo formado por mais de 20 mil exemplares e conta também com uma seção “Memória do Bairro da Mooca”, onde é possível viajar por meio de pôsteres, documentos originais do século XIX, fotos, ferramentas de trabalho, máquinas, moedas e instrumentos musicais que remetem à trajetória do bairro.
Pra quem procura um espaço verde, o Parque Sabesp Mooca tem uma área de mais de 20 mil m² de árvores e gramado com equipamentos de ginástica e playground.
Gastronomia e comércio
Um dos principais pontos positivos dessa área da zona leste é que o bairro é bem aparelhado de serviços diversos. Na área do comércio, há o Mooca Plaza Shopping, um amplo centro de compras com 241 lojas, sendo oito megalojas, restaurantes e salas de cinema- uma delas XD (Extreme Digital).
Na gastronomia, a Mooca tem sabor italiano. O restaurante Don Carlini, que fica num casarão da década de 1950, coleciona admiradores. O espaguete com camarões e o vitelo à romana, assado em baixa temperatura e guarnecido de talharim ao molho de manteiga, são os pratos mais pedidos do lugar.
A tradicional pizzaria São Pedro oferece mais de 60 sabores de pizzas. Completam a lista de pizzarias a do Ângelo (R. Sapucáia, 527) e a Bendita Maria (R. dos Trilhos, 1269), que vende pizza por metro. A Esfiha Juventus (R. Visconde de Laguna), mais um lugar tradicional, continua distribuindo esfiha para os jogadores que fazem gols em partidas do Juventus, time de futebol do bairro.