São Paulo

Higienópolis receberá prédio com praça aberta e arquitetura homenageando bairro

Praça vai ocupar quase 70% do terreno de 2,7 mil m² em área nobre do bairro/ Crédito: Divulgação
Redação, Estadão Imóveis
13-11-2024 - Tempo de leitura: 3 minutos

O bairro de Higienópolis está repleto de edifícios e monumentos que ajudam a contar a história de São Paulo. A iconografia do distrito agora é inspiração para um empreendimento de alto padrão que acaba de ser anunciado em um terreno de mais de 2,7 mil m² entre as ruas Itambé e Sergipe. 

Fruto de um projeto conjunto idealizado pela SKR, pela Construtora Paulo Mauro e pela Portofino Multifamily Office, o Praça Higienópolis será composto por duas torres altas conectadas por uma praça no centro.

“É uma praça aberta ao público“, pontua Silvio Kozuchowicz, CEO e fundador da SKR. “Além dela, o prédio terá uma fachada ativa operando o dia todo com serviços para a comunidade, estimulando a convivência e a conveniência”.

A expectativa do edifício é promover uma homenagem à arquitetura local. “Higienópolis é a Praça Vila Boim, são os prédios residenciais com uma arquitetura de qualidade e com serviço no térreo, para que as pessoas possam tomar um café ou ir à banca de jornal pela manhã“, afirma.

Publicidade

“Outro conceito do bairro é a Praça Buenos Aires”, ilustra Kozuchowicz. “A partir disso, criamos o conceito do Praça Higienópolis, que não é um edifício, mas sim um destino, com uma área verde e a área de lojas”.

Público de alto padrão

Assinado pelo escritório Architects Office, o projeto se inspira em projetos icônicos do bairro, como o Edifício Louveira, assinado por João Batista Vilanova Artigas e por Carlos Cascaldi, e o Edifício Prudência, de Rino Levi, e dos edifícios Bretagne e Cinderela, de João Artacho Jurado. O paisagismo tem autoria de Benedito e Felipe Abbud.

+ Como decorar sua casa com lavanda nesta primavera? Veja dicas

As áreas comuns e o apartamento decorado são idealizados por Fernanda Marques. “A inspiração para o empreendimento veio do resgate da história e do estilo de vida do bairro”, justifica João Leonardo Castro, diretor de desenvolvimento e gestão de projetos da SKR. 

Publicidade

Com previsão de entrega para o final de 2027, o prédio terá 292 unidades. “Sobre o valor, podemos considerar a média do metro quadrado dos imóveis de alto padrão de Pinheiros”, comenta. De acordo com o Índice FipeZAP, divulgado pelo DataZAP, o preço médio do metro quadrado em Pinheiros está avaliado em R$ 17,6 mil. 

Foco em investidores

O empreendimento prevê a construção de duas torres: uma focada no morador final e outra em investidores que visam a renda da locação. 

“Existe uma demanda de pessoas que vivem em Higienópolis e não querem sair, isso sem falar dos filhos do bairro e que buscam morar bem. Mas há também aquelas que trabalham em Higienópolis e que têm a intenção de viver lá”, analisa Silvio Kozuchowicz, CEO e fundador da SKR. 

A primeira torre, batizada de Itambé, conta com 44 pavimentos. A torre terá apartamentos de 71 m² até 212 m², com opções duplex e penthouses. 

Publicidade

O prédio contará com áreas de convivência exclusivas, dispostas em quatro pavimentos diferentes. Além de piscinas para adultos e crianças e um mirante a 135 metros de altura, se destacam uma interna, pet place, solarium, sauna, terraço gourmet, espaço fitness e brinquedoteca. 

O empreendimento está a menos de 10 minutos da estação de metrô Higienópolis-Mackenzie, da Linha 4-Amarela e próximo de instituições de ensino, como a Universidade Mackenzie/ Crédito: Divulgação

A segunda torre, chamada Tiê, será composta de 165 apartamentos compactos, de 26 m² a 31 m². Com 24 pavimentos, o prédio também apresenta comodidades, como coworking, sala de reunião, bicicletário, terraço gourmet, sala de yoga, piscina, solarium, churrasqueira compartilhada e espaço fitness. 

“Os apartamentos não serão focados em moradia de longa permanência, mas para aluguel. Aos proprietários focados em renda, haverá a definição clara das regras, com a devida gestão da hospitalidade”, explica Kozuchowicz.