O bairro da Vila Carrão, na zona leste de São Paulo, é predominantemente residencial e tem esse nome em homenagem a João da Silva Carrão, o Conselheiro Carrão, ex-presidente da província de São Paulo. É também conhecido pela forte presença da comunidade japonesa.

Leia mais:
Veja como fazer a inscrição no programa Minha Casa Minha Vida
Vila Prudente: bairro da zona leste é berço de imigrantes do leste europeu
Jardins e Moema têm os condomínios mais caros de São Paulo

Aliás, são os eventos do Okinawa Festival, com apresentações de danças e música típica japonesas, que atraem turistas para o território, geralmente no mês de agosto. E, claro, a gastronomia do festival também chama a atenção, os doces e salgados – da ilha de Okinawa – como o Okinawa Soba, que é um macarrão japonês à base de farinha de trigo.

A festa católica do Divino Espírito Santo também é uma atração do bairro. O tradicional evento de origem portuguesa e açoriana já teve mais de 40 edições e faz parte do calendário oficial da prefeitura e reúne um público, que vão até o festival para degustar as famosas malassadas, a massa sovada, os bolinhos de bacalhau, o caldo verde, um bom vinho e outros iguarias da culinária luso-açoriana e brasileira.

Preço

A área é escolhida por quem não quer sair da zona leste, mas não tem condições de morar no Tatuapé, Anália Franco, Mooca ou Penha. O preço do metro quadrado médio é de R$ 3.100, segundo a Pesquisa de Mercado da Capital do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-SP), realizada em novembro e dezembro de 2018.

Mobilidade

Curiosamente, a estação Carrão da Linha 3-Vermelha pertence ao bairro do Tatuapé. Para chegar a região da Vila Carrão, a melhor forma é de ônibus, pelo Terminal de Ônibus Vila Carrão. O local espera a extensão da Linha 2 do metrô de São Paulo com duas estações, Guilherme Giorgi e Nova Manchester, para facilitar a mobilidade dos moradores.

Educação

O distrito conta com as instituições de ensino Faculdade Sumaré, Colégio Nossa Senhora do Sagrado Coração, Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Professor Alberto Mesquita de Camargo, Instituto de Educação Rainha Santa Isabel, Escola Estadual Professora Irene de Lima Paiva, entre outras.

Assine nossa newsletter e receba por e-mail as principais notícias e dicas.
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.
Quero me cadastrar para receber informações relevantes por e-mail. Fique tranquilo, não fazemos SPAM.

Saúde

O morador da região tem como opção a Unidade Básica de Saúde e a Assistência Médica Ambulatorial Vila Carrão, além dos hospitais dos bairros vizinhos: Hospital Sagrada Família, Hospital e Maternidade São Tomás Aquino.

Lazer

O bairro está próximo a dois grandes parques. O primeiro é o Parque Ceret, com 286 mil metros quadrados do Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador, que oferece programações diversas. O local conta com pistas de atletismo, piscina, campos de futebol, quadra de basquete, vôlei, futsal, tênis e até de rugby.

O segundo é o Parque do Carmo, com sua extensão de mais de 1,5 milhão de metros quadrados. No espaço acontece a Festa das Cerejeiras, período no qual as árvores típicas japonesas florescem. A área, inaugurada em 1976, tem lagos naturais e diversas espécies de animais. A estrutura é completa e o visitante pode desfrutar do Museu do Meio Ambiente, do anfiteatro, aparelhos de ginástica, campos de futebol, ciclovia, pista de cooper, playgrounds, espaço para piquenique, churrasqueiras, quiosques, Monumento à Imigração Japonesa, Viveiro Arthur Etzel e Bosque da Leitura.

Tem também o Sesc Itaquera. Seus 350 mil metros quadrado proporcionam aos moradores atrativos como o Parque Aquático, espaço para crianças, quadras, ginásio esportivo, biblioteca e atividades da programação.

A área da Vila Carrão conta também com dois shoppings: Anália Franco e Aricanduva. O primeiro oferece ao público mais de 300 lojas de todos os segmentos, além das salas de cinema e praça de alimentação.

Já o Centro Comercial Aricanduva entrega ao morador não só o Shopping Aricanduva, mas também o Interlar, que é do segmento de reforma e construção, e o Auto Shopping (ramo automobilístico). No local ainda existem dois mercados, uma loja de material de construção e uma unidade do Detran.