Guia de Bairros

Alphaville: segurança dos condomínios de alto padrão em São Paulo

Imóveis nos condomínios podem passar dos 3o milhões; encontrar artistas pode ser comum para quem mora em um dos condomínios/ Crédito: Tiago Queiroz/ Estadão
Rafael Moura, Estadão Imóveis
28-03-2022 - Tempo de leitura: 2 minutos

Alphaville é considerada uma região nobre, com seus condomínios fechados e infraestrutura que garante segurança e privacidade às casas que lembram o padrão americano de moradia, sem portões, em terrenos planos que podem passar de 2.000m², com 5 dormitórios e 10 vagas de garagem, por exemplo.

O bairro faz parte de Barueri e Santana do Parnaíba, em São Paulo. A região também é composta por um centro empresarial e oferece incentivos fiscais para empresas. Isso tem atraído empreendedores para se instalarem em Barueri.

História

O bairro Alphaville surgiu em 1973. Na ocasião, os engenheiros civis Renato Albuquerque e Yojiro Takaoka, ambos formados pela Escola Politécnica de São Paulo, tiveram uma percepção sobre a demanda por residências de alto padrão na cidade de Barueri.

Com isso, fundaram a empresa Albuquerque e Yojiro e resolveram transformar a grande e antiga fazenda Tamboré com 500 hectares, no que seria um grande polo industrial. Para isso, fizeram o projeto Residencial 1, um condomínio de luxo com propósito de atrair empresários para investir e residir no local. 

Publicidade

O primeiro condomínio residencial, lançado em 1975, era exclusivamente para os executivos das empresas. Depois veio a necessidade de uma padaria. Um dono virou morador e passou a fornecer produtos na porta dos moradores. Depois vieram templos e igrejas e assim o bairro começou a crescer e oferecer serviços completos. 

Com o passar dos anos e sucesso de vendas, seus fundadores foram se aprimorando cada vez mais na entrega de produtos que prezam pela moradia com qualidade de vida, segurança e um ambiente de alto padrão.

De acordo com dados do Grupo de Estudos Urbanos (GEU), com quase 50 condomínios residenciais horizontais, Alphaville tem a maior concentração desse formato de moradia no Brasil. Já condomínios verticais, o bairro possui mais de 100 e os imóveis variam de 40m² a 400m².

Preço médio

O metro quadrado em Barueri tem preço médio na venda de R$7.566m², conforme dados do Índice FipeZap em fevereiro de 2022. Já para locação, o preço médio é de R$42,93m².

Publicidade

Mobilidade

A principal maneira de acessar a região é pela Rodovia Castelo Branco. O bairro também abriga a linha Urubupungá, onde é possível fazer baldeação entre ônibus até a estação da CPTM de Barueri. 

Lazer

O bairro oferece os serviços de compras e lazer do Shopping Tamboré e do Shopping Iguatemi Alphaville. O Centro Comercial também conta com uma série de opções de para consumo de produtos e alimentação, tudo ao ar livre em suas alamedas largas e arborizadas.

Educação e Saúde

A região oferece opções de instituições privadas de ensino fundamental e médio, como Leonardo da Vinci, Castanheiras, Colégio Mackenzie Tamboré, Objetivo, Anglo e Morumbi.

Já quem busca pelo ensino superior, universidades como Fundação Getúlio Vargas (FGV), UNIP, Mackenzie, Uninove e FIAP têm unidades em Barueri.

Para os serviços de saúde os habitantes podem contar com o Hospital Israelita Albert Einstein, o Alphaviva e o Hospital Nove de Julho.

Publicidade