A televisão ocupa um papel de protagonista em grande parte dos lares brasileiros. Para tirar o melhor proveito dela, porém, é necessário saber onde colocá-la. A distância em relação ao sofá, a luminosidade e a circulação no ambiente são aspectos que precisam ser levados em conta neste momento.
A arquiteta Rosangela Pena, responsável pelo escritório Rosangela Pena Arquitetura, defende que o morador tente fugir do óbvio e integre a televisão ao ambiente como um elemento extra de decoração.
Confira ideias de locais para colocar sua televisão e manter o estilo dos ambientes:
Atemporais, os painéis para TV oferecem uma série de possibilidades. “Podem ser confeccionados nos mais diversos materiais e estilos, trazendo textura, cores e montagens infinitas”, argumenta Pena. “Eles ajudam a compor a decoração e são o recurso ideal para ocultar a fiação e deixar o aparelho bem destacado”.
Publicidade
+ Qual é a TV mais indicada para cada tipo de sala?
“Para essa sala de jantar, uma TV foi inserida em um painel texturizado que nos remete ao brilho do metal. O material utilizado foi um revestimento cerâmico, que além da resistência traz um efeito único em consonância com o aparelho televisivo”, explica Pena.
Pena conta que a textura natural das pedras faz com que o painel abrace a TV, o rack e a prateleira superior, ambos em madeira.
“Com um corte diagonal no painel de madeira, a TV compõe o cenário deste dormitório com cantinho home office”, comenta Pena. A ideia é que o painel funcione não só como suporte para o aparelho, mas como um incremento para a decoração.
Publicidade
O TV FLAP pode ser uma solução para imóveis com menor metragem horizontal e setores bem definidos para o mobiliário. “Para ambientes sem paredes disponíveis para a instalação de uma TV ou propriedades com amplas janelas e varadas”, sugere Pena.
Esta ferramenta consiste na instalação de uma estrutura no forro que abre e fecha por meio de um mecanismo articulado. Ela pode se retrair quando o morador não estiver assistindo TV, pois o suporte é fixo na laje e fica embutido no próprio gesso, assim como toda a fiação da TV.
“Com cadeiras altas, uma mesa de jantar redonda, TV FLAP no teto e muito estilo, esse cantinho gourmet é o espaço ideal para reunir amigos e familiares devido ao seu espaço amplo e o cuidado em oferecer assentos para todos”, contextualiza a arquiteta.
A churrasqueira, ela explica, foi instalada no centro da bancada principal, ficando de fácil acesso e protagonizando o espaço. “A TV, adjacente, oferece visão para quem estiver tanto na bancada como na mesa de jantar”, situa.
Publicidade
“Garanta que a televisão consiga atender o maior número de pessoas no ambiente”, orienta a arquiteta.
O recurso é sugerido para quem quer manter a decoração minimalista, sem fios aparentes. Apesar da estética, a fiação precisa ser planejada para ser bem acomodada no revestimento.
“O recurso permite que o aparelho seja protagonista do décor, não sendo necessários painéis, Flap ou qualquer outro recurso. É um método de instalação ideal para áreas mais compactas, como dormitórios com metragem reduzida”, comenta Pena.
O painel recuado é recomendado para quem quer “brincar” com a volumetria da TV e criar um destaque estilizado na parede em que o aparelho é inserido. “Neste projeto, o painel recuado com moldura de madeira seguiu a marcenaria do quartinho, garantindo uma unidade estética”.
Publicidade