Em homenagem ao Dia Mundial Sem Carro, o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) realizou uma live para apresentar os projetos que receberam o selo do Programa Bicicleta Brasil, que reconhece iniciativas que estimulam o uso da bicicleta como estratégia para melhorar a mobilidade urbana no Brasil. Até o momento, apenas seis instituições receberam o reconhecimento e uma delas é um empreendimento imobiliário.
Lançado oficialmente no final de 2021, o Selo Bicicleta Brasil nasceu com o propósito de incentivar as ações de apoio e a destinação de recursos financeiros ao transporte cicloviário, seja com a sinalização de vias, a criação de ciclofaixas ou as faixas compartilhadas. Além disso, a condecoração certifica infraestruturas e equipamentos que incentivam o uso da bicicleta nas áreas urbanas.
E este é o caso da Brookfield Properties, empresa privada contemplada por sua estratégia de construir edifícios com a infraestrutura voltada ao uso de bicicletas, como bicicletários, vestiários e armários. “Na maior parte de nossos empreendimentos, a quantidade de vagas dos bicicletários é superior à exigida pela legislação”, acrescenta Claudio Sayeg, vice-presidente da Área de Desenvolvimento e Construção da Brookfield Properties.
Além das mudanças nos prédios, a companhia desenvolveu ações externas com esse objetivo. Entre elas, destaca-se o projeto de uma passarela cicloviária que ligará a Ciclovia do Rio Pinheiros à Estação João Dias da Linha 9 – Esmeralda da CPTM.
Publicidade
Outro projeto desenvolvido pela empresa foi a implementação da ciclovia permanente no Jardim Cumbica – resultado de parceria com a Prefeitura de Guarulhos . “Esperamos que o investimento seja uma nova opção de acesso aos ciclistas e que possa atrair novos públicos que moram ou trabalham na região à ciclovia”, comenta Sayeg.
Além da Brookfield Properties, outros cinco projetos foram reconhecidos desde fevereiro de 2022 e apresentados na live realizada pelo MDR sobre o tema no Youtube.
Na prática, o selo pode ser solicitado por instituições de diversos segmentos. Desde entidades públicas que atuam com mobilidade urbana e ONGs relacionadas ao uso da bicicleta até empresas do setor privado.
Para pleitear o reconhecimento, é necessário preencher um formulário de solicitação disponível no site do Ministério do Desenvolvimento Regional e enviá-lo via e-mail para o órgão com o memorial descritivo, o projeto urbanístico e a minuta de ato normativo.
Publicidade