Capa Principal

Guia de Bairros

Vila Prudente

Um pedacinho do leste europeu na zona leste paulistana

No dia 07 de outubro de 1890, este jornal publicava uma notícia que iria mudar os destinos de uma região até então praticamente desabitada da zona leste paulistana. Em uma pequena nota, O Estado de São Paulo informava o nascimento da Vila Prudente. “Nesta capital foi constituída uma empresa que adquiriu terras entre São Caetano e Mooca, com o fim de estabelecer uma vila que terá o nome encima (sic) citado nesta notícia (Vila Prudente), em homenagem ao governador do Estado, dr. Prudente de Moraes”.

Advogado e filho de fazendeiros, Prudente de Morais foi o primeiro governador da então província de São Paulo. Quatro anos depois, em 1894, se tornaria o terceiro presidente da República, o primeiro civil a assumir o posto de mandatário do País.

Pertinho da Mooca e do ABC, a Vila Prudente conta com boa infraestrutura, universidade, shopping centers e parques públicos. Uma de suas curiosidades é que após a Segunda Guerra Mundial o local se tornou destino de imigrantes do leste europeu (Lituânia, Romênia e Polônia) que fugiam da miséria do pós-Guerra e do alinhamento dos seus países com a extinta União Soviética

Desde a virada do milênio, a região passou por um acelerado processo de desenvolvimento social e econômico. Uma das razões foi a melhoria no transporte público de massa, com a chegada do Metrô, do Expresso Tiradentes e da remodelação da antiga Estação Tamanduateí da CPTM, que em 2010 foi ampliada e interligada à Linha 2 Verde.

Mobilidade

Nos últimos anos, a Vila Prudente se tornou uma das regiões com maior oferta de transporte público de massa de São Paulo. O bairro conta com duas linhas do Metrô, a 2 Verde, conhecida como a Linha da Paulista, e a 15 Prata do Monotrilho. Além disso, servem o bairro o Expresso Tiradentes – o corredor de ônibus segregado que liga o bairro ao Parque Dom Pedro -, e diversas linhas de ônibus que a conectam com o distrito ao Centro e diversos bairros da zona leste.

A Linha 15 Prata é atualmente a única da cidade que conta com sistema Monotrilho. São trens que se deslocam sobre pneus por vias elevadas. Atualmente o serviço opera da estação Vila Prudente, onde faz conexão com a Linha 2 Verde, até a estação Jardim Colonial. Em 2027 a previsão é que o Monotrilho chegue até a região da Avenida Jacu Pêssego. Pelo projeto original, a Linha 15 Prata teria como destino a Cidade Tiradentes. Porém, o trecho não tem previsão de início e entrega das obras.

Educação

No segmento educacional, a Vila Prudente abriga instituições de grande porte como um campus da Universidade Uninove, a Escola Técnica Estadual José Rocha Mendes e uma unidade do Senac, uma das maiores instituições de ensino técnico do País.  

Além disso, há escolas do ensino infantil ao médio. Entre eles estão o Colégio Civitatis, o tradicional Colégio João XXIII com seus mais de 80 anos de história, a Escola Agnus Dei e o Colégio Master, que oferecem ensino privado de qualidade no bairro. Há também uma grande variedade de escolas de ensino público nos níveis fundamental e médio, exemplo da Professora Julia Macedo Pantoja, Professor Joaquim do Marco, Professor Américo de Moura, Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Ruth Lopes Andrade, Escola Municipal de Ensino Infantil Aluísio de Azevedo e o Centro Educacional Unificado Vila Prudente.

Saúde

Sem um grande hospital privado em seu território, os principais serviços de saúde da Vila Prudentes pertencem à rede pública estadual e municipal. O Hospital Dia da Rede Hora Certa atende aos moradores da Vila Prudente e adjacências. Há também a Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Alpina Dr. Herminio Moreira, a UBS Vila Prudente, a AMA/UBS Integrada Vila Califórnia, o Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) Adulto e Infantojuvenil, o Centro Especializado em Reabilitação Vila Prudente, o Centro de Convivência, o Hospital Estadual Vila Alpina e a Cooperativa Vila Prudente.

Em 2025, está prevista a inauguração de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da categoria III, considerada a mais completa, em uma área cedida pela Subprefeitura da Vila Prudente na avenida Álvaro Ramos. O investimento previsto pelo município será de R$ 12,5 milhões. A unidade terá capacidade para realizar até 13 mil atendimentos mensais em várias especialidades.

Lazer

Os 60 mil m² de área verde do Parque Ecológico Vila Prudente, também conhecido por Parque Prof. Lydia Natalizio Diogo, são a principal opção de lazer ao ar livre do distrito. O local é ideal para a prática de esportes outdoor e conta com pista de caminhada e corrida. O equipamento dispõe de área infantil e um jardim japonês, além de oferecer mini cursos de jardinagem, aulas de dança, feiras de trocas de livros e um lago com carpas.

O Clube Arthur Friedenreich, ou Clube da Cidade-Vila Alpina, é mais uma alternativa para quem busca se exercitar fora de academias, quadras e ginásios fechados. O espaço promove diversas atividades gratuitas, como alongamento, hidroginástica e tênis. Suas quadras poliesportivas, campos de futebol, salas de ginásticas e piscinas costumam lotar nos finais de semana de sol e durante as férias escolares.  

No segmento compras há dois grandes shoppings na região, o Mooca Plaza, que apesar do nome do bairro vizinho está na Vila Prudente, e o Central Plaza Shopping. Além das lojas, este último oferece muito lazer e diversão. Destaque é o Rainbow Beez Dino, um mini parque dos Dinossauros onde os animais jurássicos ganham vida para divertir a garotada. Para os cinéfilos a dica são salas multiplex da rede Cinemark. Para os fãs do bom e velho Rock’n Roll, a dica é o Stones Music Bar, casa com música ao vivo e shows de bandas cover localizada na Luiz Ignácio Anhaia Mello.

Gastronomia

A influência do leste europeu está marcada na gastronomia da Vila Prudente. Os imigrantes que povoaram a região, especialmente na vizinha Vila Zelina,  trouxeram com eles suas tradições, comidas e danças típicas. Na Rotisserie Quarena, pode-se provar o licor de mel lituano. Mas o destaque vai para o Bar do Vito. Por décadas administrado pelo imigrante lituano Vitautas Tunnelis, o Vito para os seus fregueses, o boteco ficou famoso pelas delícias da culinária daquele país. O bar trocou de dono em 2005, porém ainda é possível provar algumas iguarias típicas, como o pepino azedo e a silke, a tradicional sardinha curtida, além de pratos brasileiríssimos como a feijoada. De quinta a sábado há programação musical com shows ao vivo de rock,

Outro patrimônio do bairro é a tradicional padaria Cepam. Ativa desde 1968 a “padoca”, que em suas redes sociais se orgulha de ser a maior da América Latina, traz no cardápio pães, lanches, doces, pizzas e pratos variados. Sua fama atravessou as fronteiras da Vila Prudente e ganhou a cidade. Teve até um garoto propaganda famoso. Por anos, o apresentador Milton Neves fez publicidade para o estabelecimento nos seus programas esportivos no rádio. O nome da padaria veio do Colégio Estadual Professor Américo de Moura (Cepam), onde os quatro sócios do empreendimento estudaram juntos.

Pet

Quatro praças da região dispõem do chamados “Parcães”. São áreas delimitadas e cercadas que oferecem segurança e privacidade para os tutores de Pet da Vila Prudente e arredores. Estão localizadas nas praças Pedro Paulo Correia, Alcides Franco de Lima, Júlio Scantimburgo e Luiz Augusto Canteiro, conhecida como a Praça do Samba. Para frequentá-las, a Prefeitura informa que há regras e normas que precisam ser seguidas. São elas: recolhimento das fezes para evitar sujeira e propagação de doenças, carteira de vacinação em dia, aplicação regular de antipulgas e anticarrapatos e uso de focinheira para animais de raças mais agressivas. Outra recomendação é manter o animal em guias e coleiras.

No bairro está instalado o Hemovet, o banco de sangue do Hospital Veterinário Pet Care. A empresa afirma ter no local o maior estoque de material sanguíneo animal do País, disponibilizando bolsas tanto para gatos quanto para cachorros. O local também oferece serviço de coleta voluntária.  

Cultura

O principal equipamento cultural da região é o Teatro São Cristóvão, instalado no Mooca Plaza Shopping. Com capacidade para 250 espectadores, a casa apresenta uma programação variada, com espetáculos de música, teatro, dança, stand-up comedy e atrações infantis. Suas apresentações podem ser vistas de qualquer lugar do mundo, pois o teatro tem tecnologia 4D para transmissões via streaming.

A Vila Prudente sofre com a falta de equipamentos culturais públicos. Não há na região teatros ou espaços como as Casas de Cultura da Prefeitura ou as Fábricas de Cultura do Governo Estadual.

Segurança

Com a chegada dos transportes de massa nas últimas décadas, a Vila Prudente viu aumentar significativamente o fluxo de pessoas em seu território. Com isso houve um incremento no número de delitos praticados no perímetro. Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública, em 2022 foram registrados 722 roubos e 1494 furtos no 56º DP da Vila Alpina, delegacia responsável pela área. Até julho desse ano, a unidade policial registrou 441 roubos e 933 furtos no bairro.

Localização

Bairro da zona leste de São Paulo, a Vila Prudente está próxima da Mooca, Ipiranga e São Caetano e da região do ABC. Está localizada a oito quilômetros do Centro, 13 quilômetros do Terminal Rodoviário do Tietê, 15 quilômetros do Aeroporto de Congonhas, e 28 quilômetros do Aeroporto de Cumbica. Suas principais vias de acesso são as avenidas do Estado, Luiz Ignácio de Anhaia Mello e Salim Farah Maluf. O bairro é um dos pontos de passagem para veículos e caminhões que se dirigem a Imigrantes e a Anchieta, as principais rodovias que interligam a Capital à Baixada Santista.

Notícias relacionadas

Imagem destacada

Preço de compra de imóveis comerciais apresenta estabilidade em setembro

1 minuto de leitura
Imagem destacada

FIIs com aplicação mínima de R$ 11: quais deles são rentáveis?

2 minutos de leitura
Imagem destacada

Quanto vale meu apê? Descubra como calcular o potencial de venda do seu imóvel

2 minutos de leitura
Imagem destacada

Atrasado com a decoração de Natal? Confira inspirações para sua casa

1 minuto de leitura