Artigos

OPINIÃO: Associação entre moradia e bem-estar passa pela longevidade

Com essa mentalidade, é possível criar projetos que dialogam com hábitos e comportamentos, que desenham um lifestyle consciente/ Crédito: Beton Studio/AdobeStock
Alfredo Gulin Neto
12-01-2025 - Tempo de leitura: 2 minutos

É impossível separar a ideia de viver bem e viver mais de um empreendimento imobiliário. O foco na promoção da qualidade de vida dos moradores é uma realidade concreta em projetos de vários lugares ao redor do mundo. 

Dados do Global Wellness Institute, Euromonitor e WHO apontam que o mercado global de Wellness Real Estate está avaliado em US$ 398 bilhões.

Se partirmos para uma esfera mais prática, também podemos olhar para o que vem acontecendo nos Estados Unidos, especialmente as cidades de Miami e Nova York. Hospitalidade, sustentabilidade e todos os elementos que inspiram uma pessoa a viver melhor são indispensáveis nos empreendimentos locais, pois compõem as exigências de clientes que sabem o que querem.

O papel da arquitetura na qualidade de vida é uma prova disso. Atualmente, um espaço físico está muito longe de ser um conjunto de blocos de cimento empilhados. Ele deve ser um ambiente com soluções que transformam residências em um centro de saúde física, mental, emocional e espiritual. Saúde é a riqueza do mundo moderno.

Publicidade

Construção, design, serviços, materiais nobres e sustentáveis, amenities, tudo deve ser direcionado para permitir que os residentes possam ser cada vez mais saudáveis. Ou seja, trata-se de um estilo de vida e da busca por propósitos reais, não apenas algumas simples comodidades de condomínios.

É com essa mentalidade que é possível criar projetos que dialogam com hábitos e comportamentos, que desenham um lifestyle consciente.

Sejam academias e espaços que tragam diversas modalidades  esportivas, terapias de SPA, áreas verdes ou centros adequados para trabalhar em home office, a lista desse quebra-cabeças é imensa. Nada deve estar no empreendimento à toa, mas compondo uma cadeia de bem-estar nas moradias. 

Brasil na linha de frente

Todas as tendências globais que conectam saúde e habitação não estão distantes do território brasileiro. Pelo contrário, somos um mercado emergente e promissor nesse setor. 

Publicidade

Estamos criando projetos que se equiparam ao que está sendo feito por alguns dos maiores protagonistas mundiais em wellness. Muitos deles trazem benefícios que só são encontrados em hotéis cinco estrelas, provando que também compreendemos o quanto a qualidade de vida é inegociável.

A revolução do bem-estar em casa já começou no Brasil e está seguindo lado a lado às maiores inovações globais sobre o “novo lar”. Esse futuro está apenas começando e será longevo e próspero.