Arquitetura Sustentável

Casa contêiner é realmente uma solução sustentável de construção?

A montagem de uma propriedade do tipo é uma solução que agrega outras economias, como as facilidades de instalação e desinstalação do sistema elétrico/ Foto: Getty Images
Da Redação
28-12-2020 - Tempo de leitura: 2 minutos

A casa contêiner, tendência que ganhou espaço em outros países e chegou com força ao Brasil, está cada vez mais em alta na construção civil, principalmente pela economia de tempo. Além disso, existe outra vantagem: a sustentabilidade. Mas o que torna a estrutura de container aliada do meio ambiente? Existem algumas justificativas. A primeira delas é porque ocorre o reaproveitamento de um material que já foi usado e seria descartado na natureza, demorando mais de um século para se decompor.

“O uso do contêiner na construção civil como elemento arquitetônico é uma solução com pouco impacto ambiental e de baixo custo para residências, escritórios e até comércios, o que o torna sustentável pelo próprio reuso do material. O aproveitamento representa um descarte a menos na natureza”, comenta a designer de interiores Marcela Rocca.

Contudo, esse não é o único benefício. Evitar a utilização do tijolo reduz o uso de carvão, preservando-se a floresta. Fora isso, os projetos em que o container é utilizado acabam empregando produtos de baixo impacto, amplificando o aspecto de sustentabilidade dentro dessas propriedades.

Execução e manutenção

Ainda que construir um imóvel modular com eficiência ambiental seja um grande passo, esta não deve ser a única medida. A designer de interiores elencou algumas atitudes para minimizar ainda mais o impacto na natureza, tais como, “sempre reutilizar, ter sempre plantas em casa, separar o lixo reciclável, utilizar lâmpadas de baixo consumo, preferir eletrodomésticos de baixo consumo de energia, além de implementar soluções como painéis solares, teto verde e isolante de PET, que serve para controlar a temperatura interna”.

Publicidade

Além disso, a montagem de uma propriedade do tipo é uma solução que agrega outras economias, como as facilidades de instalação e desinstalação do sistema elétrico. “A estrutura não requer serviços de fundação e terraplanagem. O módulo oferece mais eficiência na execução do projeto em comparação aos métodos convencionais, é mais rápido, dispensa canteiro de obras e pode ser desmontado e transportado para outro terreno”, ressalta a profissional.

Outro ponto importante é que, assim como qualquer imóvel, o container necessita de cuidados com a manutenção preventiva, que neste caso requer algumas soluções distintas, sempre pensando na preservação das estruturas metálicas, como a vedação para evitar infiltração e umidade. Também é preciso verificar se o material está em boas condições estruturais, sem amassados que possam prejudicar seu uso.

Construções no País

Para quem busca alguma inspiração na hora de montar uma unidade contêiner, existem alguns projetos pioneiros, que servem de modelo para os demais. “O primeiro deles foi do arquiteto Danilo Corbas e sua família. A casa fica na Granja Viana. Foram usados quatro contêineres marítimos. Também no Brasil, o empresário Carlos Leão construiu um condomínio em Piracicaba, interior de São Paulo. Foi o primeiro no País, possui 28 apartamentos já mobiliados”, comenta a especialista.

Também existem diversas empresas, como a Prime Contêiner e Renove Container , que já se especializaram neste tipo de construção, além de vídeos na internet, como o da empresa Grupo Colmeia, que demonstram todos os processos necessários para a realização de uma casa contêiner e elencam todos os pontos de facilidades e dificuldades deste modelo de edificação.

Publicidade