Quando a decisão de alugar um apartamento é tomada, antes de iniciar as buscas é preciso definir as características do espaço. Isso ajuda a concentrar o olhar nas ofertas certas e reduz as chances de arrependimento depois que o negócio já estiver fechado.
Apesar dessas definições serem pessoais, pode-se dizer que existem modelos residenciais que se adequam melhor a determinados perfis. Em relação aos apartamentos mobiliados, não é diferente.
De maneira geral, o público interessado por esse tipo de imóvel é composto por estudantes, solteiros, recém-separados, jovens, estrangeiros, profissionais que usam o imóvel somente como dormitório ou pessoas que estão de passagem. Ou seja, quem ainda não se estabilizou no local ou que não tem essa pretensão.
Segundo pesquisa realizada pelo Sindicado de Habitação de São Paulo (Secovi-SP), houve aumento de 1,20% nos valores de locação residencial entre maio de 2019 e abril de 2020. Reajuste dos preços é o principal motivo que leva os locatários a optarem pelo melhor custo-benefício.
Publicidade
Com isso, o aluguel de um apartamento mobiliado, além de ser uma opção interessante para quem possui um estilo de vida menos estruturado, também pode evitar o surgimento de inúmeros problemas. Conheça as vantagens.
Diferente de moradias vazias, que pedem aquisições para se tornarem habitáveis, como fogão, geladeira, cama e outros itens essenciais, o imóvel mobiliado oferece a solução completa. Sofá, armários de cozinha, guarda-roupas e outros equipamentos já vêm com o apartamento.
Ficar em um imóvel durante pouco tempo pode ser problemático devido a todo o processo de mudança, que envolve, principalmente o deslocamento dos bens materiais. Quando se opta por alugar um apartamento com móveis, tudo o que você precisa levar são seus pertences pessoais, como roupas e sapatos. Assim, o trabalho de transferências frequentes é evitado.
Dentre todas as questões envolvidas, é importante salientar que mobiliar uma moradia não é barato, ainda que a opção seja só por móveis essenciais. Até por isso que estudantes, jovens, estrangeiros, solteiros e pessoas que ainda não possuem recursos financeiros suficientes tendem a optar pelo aluguel de um mobiliado.
Publicidade
Notoriamente, nos sites de ofertas de imóveis, um valor de cerca de 15% é acrescido ao aluguel referente aos itens. Mesmo assim, no final o custo-benefício compensa e é possível sair de casa ou mudar de cidade, Estado ou
até país sem ter de gastar uma fortuna com mobília nova ou com o transporte da mobília anteriormente adquirida.
Além de dinheiro, decorar um imóvel demanda tempo e, normalmente, o tempo de um estudante, por exemplo, é curto. O planejamento e as compras poderia atrasar o andamento da mudança ou atrapalhar a rotina e outras atividades.
Por fim, fatores como a logística de frete ou o tempo de recebimento de móveis novos são questões que ocupam a agenda e podem retardar o momento da mudança e a acomodação definitiva na casa nova.
Publicidade