São diversos os motivos que fazem uma pessoa procurar por uma casa ou apartamento para alugar. Sair da casa dos pais, estudar fora ou simplesmente ficar mais perto do trabalho, por exemplo. Existem também uma infinidade de opções disponíveis, sobretudo nas grandes cidades e eixos comerciais com movimento e demanda por infraestrutura, como a proximidade do transporte público ou importantes vias de acesso. Dentre as escolhas possíveis estão os imóveis mobiliados.
No Brasil, não é muito comum a locação de casas e apartamentos já mobiliados, como é em países da Europa, onde os móveis fazem parte da propriedade. “Não é uma prática comum por aqui, a maioria das residências são negociadas sem mobília”, explica o presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-SP), José Augusto Viana.
Perfil do cliente
Para a diretora comercial da Lello Imobiliária, Roseli Hernandes, o primeiro ponto que uma pessoa deve levar em conta é se o bem com mobílias atende suas necessidades não apenas cotidianas, mas também estéticas e de personalidade. “Alugando um imóvel com sofá, cama e mesa, você optou por praticidade, economia e por não perder tempo comprando móveis e aguardando para recebê-los. Por outro lado, algumas características dos itens podem não agradar completamente.”
Segundo ela, existe um perfil específico de clientes que geralmente procuram por locais prontos para o uso na hora de alugar. “Indicamos imóvel com sofá e outros objetos para pessoas que vão fazer a locação por pouco tempo, como estudantes, executivos e trabalhadores que moram em outras regiões do País.”