O sonho que muitas pessoas têm de viajar para a Europa vem sendo adiado por causa da desvalorização da moeda brasileira. É possível, no entanto, experimentar a culinária francesa, viver a cultura italiana e conhecer a arquitetura alemã sem sair do território nacional. Confira 5 cidades do Brasil que fazem você se sentir em outro país e te poupam a dor de cabeça de ter que pagar os gastos em euro.
Conhecida como Cidade das Flores, Holambra fica a 130 km da capital paulista, mas parece muito mais. A começar pelo nome do município, que se assemelha à Holanda propositalmente – assim como a arquitetura das casas coloridas e outros aspectos que lembram bastante os Países Baixos.
A cidade foi construída por populações holandesas que migraram da Europa depois da Segunda Guerra Mundial em busca de melhores condições de vida. Não à toa, há referências à cultura original em vários pontos da região. O maior destaque fica por conta da extensa produção de flores.
Com cerca de 15,6 mil habitantes, Holambra concentra aproximadamente 70% da comercialização de flores e plantas ornamentais do Brasil.
Publicidade
Localizado em um dos estados mais proeminentes do mercado imobiliário nos últimos anos, Blumenau parece um distrito alemão em território brasileiro. Entre os grandes atrativos da cidade estão os eventos que reverenciam a origem germânica e atraem moradores de todos os cantos do Brasil.
A Oktoberfest, por exemplo, é conhecida por ser o maior festival de cerveja das Américas e recebeu 90 mil pessoas em 2022. A festa, que acontece todos os anos no mês de outubro, faz parte da tradição local, mas começou na Baviera (Bayern), no sul da Alemanha.
A cidade também possui regiões que se assemelham bastante ao país europeu, como o Parque da Vila Germânica, diversos museus que tratam da cultura alemã, a Rua XV de Novembro e o próprio Centro Histórico.
Na serra do Ceará, a aproximadamente 100 quilômetros de Fortaleza, Guaramiranga é uma espécie de Suíça brasileira. Apesar de estar perto das praias, do calor e das paisagens cinematográficas do nordeste, a cidade cearense é famosa pelo clima ameno, pelas serras e pelas montanhas.
Publicidade
Diferente dos outros municípios citados nesta lista, Guaramiranga não tem origem europeia. Essa reputação surgiu do ambiente rústico e por possuir características distintas das outras regiões do Estado.
Basta dar alguns passos por Campos do Jordão para entender porque a cidade parece ser um pedacinho da Europa no Brasil. O município localizado na Serra da Mantiqueira, em São Paulo, tem uma arquitetura marcante, com casinhas de tijolo e o uso da madeira em destaque, que lembra muito as cidades europeias.
Porém, não são apenas os imóveis construídos com telhados grandes e reclinados que marcam o município. O clima frio e as regiões montanhosas também se assemelham ao estilo europeu. O cenário se soma à grande oferta de leitos, à culinária, às cervejarias e às redes de hospedagem que trabalham essa ideia para atrair turistas.
Na Serra Gaúcha, a 120 km de Porto Alegre, Gramado é um dos maiores pólos de turismo do Brasil. A popularidade da região se deve em grande parte às características europeias que se espalham por todos os cantos da cidade. Da arquitetura à culinária, é difícil não ser impactado pela influência dos colonos alemães.
Publicidade
Quem visita a cidade no inverno ou no outono tem ainda mais motivos para lembrar desses aspectos europeus, por causa das temperaturas baixas e pelas flores coloridas que se destacam entre as neblinas formadas na cidade. Gramado foi povoada por descendentes de imigrantes alemães e italianos ainda no século XIX.