Lounge: descubra o que é esse conceito
Ambiente traz para dentro de casa o conforto de um bar intimista para receber os amigos e familiares
Publicidade
O termo em inglês serve para designar uma pequena sala de espera ou de convivência, uma sala de estar ou antessala, embora também sirva para se referir a um pequeno bar ou salão para drinks em hotéis ou espaços de passagem. No Brasil, “lounge” virou sinônimo de “cantinho para receber meus amigos para uns bons drinks”. O espaço é montado dentro da residência, mas separado da sala de TV ou da sala de jantar. Comumente abriga sofás e poltronas, iluminação indireta e mesinhas para apoiar bebidas e petiscos.
“Às vezes as salas são muito grandes e você consegue fazer um ambiente extenso. Um lado para o jantar e o outro com poltronas confortáveis, com uma adega ou um bar residencial”, afirma a decoradora Rita Diniz. Mas não se engane: não é preciso tanto espaço assim para montar seu lounge. A partir de 15m² já é possível instalar um ambiente agradável, com boa circulação para um pequeno grupo de pessoas. “Mas é sempre bom consultar um profissional, nem que seja online. Hoje em dia existem muitos aplicativos que facilitam o acesso e trazem inspirações.”
Em termos de cores, a melhor escolha depende da proposta do ambiente e também de como o lounge dialoga com outros cômodos da casa. Ele estará isolado ou terá uma relação de continuidade com outra sala? Neste caso, as paredes e as cores devem guardar correspondência entre si. Luminárias mais vivas e coloridas podem ser usadas com assentos neutros em preto, cinza ou bege.
Confira abaixo a galeria de fotos com inspirações da profissional:
Publicidade
NOTÍCIAS MAIS LIDAS
NEWSLETTER
IMÓVEIS
Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis