Notícias

Condomínios mantêm rotina de funcionários durante quarentena

Administradoras se baseiam em decreto estadual, mas orientam regras de segurança contra novo coronavírus; alguns condomínios adotam redução de jornada e propõem envolvimento de moradores

Por: Isaac de Oliveira, O Estado de S. Paulo 01/04/2020 2 minutos de leitura
Durante a quarentena, em vigor em São Paulo desde o dia 24 de março, as administrações têm mantido funcionários em regime normal de trabalho nos condomínios/ Foto: Felipe Rau

Publicidade

Para atender às demandas dos condomínios durante a quarentena do novo coronavírus, em vigor no Estado desde o dia 24 de março, as administrações têm mantido funcionários em regime normal de trabalho, o que está de acordo com as regras do decreto. “A princípio, a legislação informa que as atividades desenvolvidas nos condomínios como segurança, portaria, vigilância e limpeza são essenciais e não são afetadas pelas novas regras”, explica Roberto Graiche, presidente da Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo (AABIC).

O decreto 64.881, de 22 de março de 2020, assinado pelo governador João Doria e que estabelece período de quarentena até o próximo dia 7 de abril, restringe diversas atividades na cidade, como o atendimento presencial ao público em shoppings e casas noturnas. Entre as atividades ditas “essenciais” no documento e que não devem ser suspensas, está a prestação de serviços de limpeza e segurança privada, ambas desenvolvidas dentro dos condomínios.

Na vida em condomínio em tempos atuais, há que se atentar, porém, a cuidados para manter os trabalhadores seguros. Os condomínios devem oferecer equipamentos de proteção individual, como luvas, máscaras e álcool em gel, bem como recomendar o distanciamento pessoal. “Se os funcionários dos condomínios forem idosos, diabéticos, hipertensos ou doentes crônicos com insuficiência renal ou respiratória, portador de doença cardiovascular ou de imunodeficiência, nesses casos a indicação é o isolamento ou a concessão de férias”, afirma Graiche.

A imobiliária Lello adota a mesma política de manter as atividades em operação nos cerca de 3 mil condomínios que administra no Estado. Ao todo, a empresa tem uma média de 17 mil funcionários próprios e terceirizados nos serviços de limpeza e segurança. De acordo com a gerente de planejamento e marketing da Lello, Angélica Arbex, a administradora definiu algumas normas gerais para orientar as condutas nos condomínios, mas afirma que cabe aos síndicos as seguirem ou não, podendo também adaptá-las à realidade desses espaços.

Publicidade

“Cada síndico trata com os seus empregados a contingência. Se não quer que eles andem de transporte público, se vai dar um vale-combustível ou se vai pagar transporte por aplicativo, ou ainda se vai flexibilizar e mudar um pouco a escala de horário, para não ter que entrar e sair em horários de pico”, exemplifica. Angélica ainda afirma que a empresa se norteia pelas orientações das autoridades. Para ela, o momento é de “calma” e as decisões precisam ser coletivas para proteger o “ecossistema da cidade”. “Não dá para a gente achar que cada um pode tomar a sua decisão. É um erro. A gente deve investir numa decisão coletiva, olhando para quem está estudando isso.”

Acesse a matéria completa em https://economia.estadao.com.br/blogs/radar-imobiliario/condominios-podem-manter-rotina-de-funcionarios-durante-quarentena-defendem-entidades/

NEWSLETTER
IMÓVEIS

Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis

Notícias relacionadas

Imagem destacada

Dia do corretor de imóveis: profissionais dão dicas para quem quer dar primeiros passos na carreira

4 minutos de leitura
Imagem destacada

Confira 8 dicas para reformar sem problemas

4 minutos de leitura
Imagem destacada

Mobilidade impulsiona investimentos do mercado imobiliário

3 minutos de leitura
Imagem destacada

Na rua Pará, em Higienópolis, Yuny lança prédio em homenagem ao estado brasileiro

1 minuto de leitura