Imagine quantas opções de moradia pode ter uma cidade com mais de 96 distritos. Por isso, pode ficar difícil escolher o melhor bairro para se morar entre tantas opções em São Paulo, seja na região norte, sul, leste ou oeste.
Há lugares calmos com cara de interior e outros bem agitados, perto dos centros empresariais. É preciso ter foco e saber o que você procura e, claro, o que cabe no bolso.
Por onde começar?
Quem procura um lar procura também qualidade de vida. E um jeito de conseguir ter mais tempo para você é poder chegar mais rápido ao trabalho, por exemplo.
Publicidade
“As melhores regiões da cidade são as próximas de onde estão concentrados os empregos, como o eixo das avenidas Paulista, Faria Lima e Berrini, Higienópolis, Jardins, Itaim Bibi e Brooklin”, diz o diretor da Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio (Embraesp), Reinaldo Fincatti.
As áreas citadas são consideradas nobres e têm um alto preço por metro quadrado. Se você está com o orçamento menor, alguns locais merecem destaque entre os melhores bairros para morar em São Paulo.
Ipiranga, Vila Leopoldina, Mooca, Parada Inglesa, Brás e Vila Prudente são os que unem lazer, cultura e uma boa qualidade de vida. “Esses distritos figuram entre os melhores bairros por estarem próximos às linhas de metrô e de trem”, ressalta Fincatti.
Para facilitar a hora da decisão, o Seu Imóvel fez uma lista dos melhores bairros de São Paulo para morar.
Publicidade
Vila Prudente
O bairro da zona leste fica pertinho da Mooca e também do ABC paulista. Oferece aos moradores boas opções de locomoção para outras regiões da cidade, como a Avenida Paulista e a zona norte − é atendido pela Linha 2-Verde do metrô (estação Vila Prudente e Tamanduateí), e também pela Linha 15-Prata do monotrilho (estações Vila Prudente e Oratório).
No local também tem instituições de ensino, centro de compras, padarias e outras facilidades para o dia a dia, além de uma extensa área verde no Parque Ecológico da Vila Prudente.
Itaim Bibi
Publicidade
Localizado na zona oeste da cidade, a região é uma das áreas mais luxuosas da capital paulista. Conta com grande centro empresarial, ruas comerciais e tem uma das mais agitadas vidas noturnas de São Paulo, graças aos famosos restaurantes, bares e boates.
O bairro é um dos polos geradores de empregos da cidade e recebe intenso fluxo de pessoas todos os dias. Seus arranha-céus e grandes complexos comerciais abrigam diversas linhas de negócios.
Mooca
Bairro histórico da capital, conhecido pela grande herança italiana, a Mooca, localizada na zona leste, conta com hospitais, shoppings, colégios, universidades e parques.
Publicidade
Em relação ao transporte público, não deixa a desejar, com diversas linhas de ônibus e as estações Bresser-Mooca da Linha 3-Vermelha do metrô e Mooca da Linha 10-Turquesa. A região tem boas opções de lazer, como o Clube Atlético Juventus e o Museu da Imigração.
Pinheiros
Localizado na zona oeste e um dos bairros mais antigos da cidade. Local nobre, é endereço de grandes empresas e tem uma infraestrutura completa de escolas, serviços, opções de entretenimento e muitos restaurantes.
Conta com as estações Pinheiros e Faria Lima da Linha 4-Amarela, além da Pinheiros e Hebraica-Rebouças da CPTM.
Publicidade
Parada Inglesa
O bairro na região do Tucuruvi, na zona norte, tem se destacado no setor imobiliário e comercial nos últimos anos. O local conta com ruas calmas e arborizadas. Morar na Parada Inglesa é unir o conforto de um espaço afastado do agito e mesmo assim estar a poucos minutos do centro de São Paulo.
Vale lembrar que o bairro deve combinar com o perfil de quem busca. Se aquele que procura apartamento para alugar gosta de curtir a vida noturna, as regiões mais centralizadas são as melhores opções. Um local que tenha praças e parques é uma boa escolha para quem pratica esportes. Portanto, liste alguns itens essenciais para o seu dia a dia e assim será mais fácil fazer a sua escolha.