A reforma de um apartamento é uma atividade que pode gerar apreensão em alguns proprietários, mas se for feita com planejamento, tem tudo para atingir o resultado final esperado pelo dono do imóvel. Algumas dicas podem ajudar neste momento.
Planejamento é a chave de qualquer obra
Trace as metas e estipule o tempo para cada etapa. Faça um check-list com, ao menos, estes itens:
Verifique as regras do seu condomínio
Publicidade
De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), as obras necessitam de procedimentos para terem qualidade e segurança. A norma a ser seguida é a NBR 16280, que trata de obra em edificações.
A NBR também estabelece a responsabilidade da obra ao proprietário do imóvel e aos profissionais que forem contratados. Todos devem cumprir o plano de reforma de acordo com as regras estabelecidas. Também é necessário que o síndico receba o planejamento da obra de maneira detalhada antes que seja iniciada.
Contrate bons profissionais
A reforma só deve envolver profissionais habilitados ou empresas especializadas. O profissional faz-tudo, ainda que indicado de alguém em quem confie, pode não ter a devida competência técnica para realizar determinado trabalho. Para escolher esses profissionais, avalie os projetos que já executaram.
Publicidade
Considere ter um seguro residencial
O seguro imobiliário garante o valor investido na reforma. A cobertura varia de acordo com o plano contratado. A básica costuma incluir proteção contra roubos, incêndios e danos elétricos. Também é possível a contratação de assistências adicionais, como a de serviços de manutenção da casa.
Ver comentários
Para não ter sustos de estouro do orçamento e conseguir terminar a obra no prazo desejado é importante definir antes o projeto do que vai executar, fazer um orçamento prévio bem detalhado do material e da mão de obra e planejar bem como vai executar.