Investir em Imóveis

Fundos de Galpão: saiba por que devem estar no radar dos investidores

Os fundos de logística ganharam destaque com o crescimento do e-commerce na pandemia/Crédito: Getty Images
Daniel Rocha, E-investidor
13-06-2022 - Tempo de leitura: 1 minuto

Os preços dos fundos de investimento imobiliário (FIIs) de logística ou de galpão, como também são conhecidos, estão descontados em virtude das incertezas do cenário macroeconômico. De acordo com um levantamento realizado a pedido do E-Investidor pela plataforma de investimentos Monett, essa categoria de FII está em negociação com descontos de 15,2%, em média, no mercado.

No entanto, os dividendos pagos nos últimos 12 meses por esses fundos ficaram próximos ou superaram o patamar de dois dígitos.


A defasagem dessa categoria de fundos imobiliários foi calculada a partir da relação do preço das cotas negociadas no mercado com o valor patrimonial. Os resultados mostraram que, de todos os 17 FIIs de logística que compõem o Índice de Fundos de Investimentos Imobiliários (IFIX), listado na B3, apenas três estão sendo precificados acima do seu valor patrimonial.

Isso quer dizer que o preço das suas cotas deve sofrer quedas após uma nova avaliação do mercado. Do outro lado, há ativos com uma defasagem que chega a 40% no atual momento, o que representa um bom potencial de valorização.

Confira os FIIs de logística que mais pagaram dividendos nos últimos 12 meses

NomeDefasagem ou valorização do preço de cota*YIELD – 6 meses**YIELD – 12 meses **
Riza Arctium Real Estate (ARCT11)-8%9,4%14,6%
BlueMacaw Logística (BLMG11)21,2%6,1%13%
Guardian Logística (GALG11)10,3%5,3%10,8%
Votorantim Logística (VTLT11)15,6%5,4%10,5%
RBR Log (RBRL11)24,9%4,6%9,8%
XP Industrial (XPIN11)42,7%4,8%9,7%
Média dos FIIs de Logística15,2%4,9%9,6%
Média do IFIX13%6%11,3%
Fonte: Monett com base nos dados da plataforma de ClubeFII.

*O porcentual negativo representa o quanto o preço de cota precisa depreciar para alcançar o seu “valor” real, enquanto o porcentual negativo indica o quanto o preço de cota precisa valorizar para alcançar o seu valor real. **Dados referentes ao pregão de 10/06/2022

De acordo com Felipe Paletta, sócio e analista da Monett, os preços descontados estão relacionados ao receio dos investidores sobre a continuidade de um cenário favorável para os FIIs de logística. Durante os primeiros meses da pandemia as restrições de convívio social alavancaram uma enorme demanda para o setor, impulsionada, principalmente, pelo crescimento do e-commerce.

Leia o conteúdo completo em: https://einvestidor.estadao.com.br/investimentos/fundos-imobiliarios-galpao-investimentos/ 

Publicidade