A clássica promessa de fazer mais exercícios físicos no início do ano ajuda a fomentar um mercado com números colossais. As academias que se multiplicam nas esquinas brasileiras impactam a rotina dos moradores e a vivência nas cidades. Mais de 70% delas são as chamadas ‘microacademias’ e quase 27% são ‘pequenas’, o que ajuda a ilustrar a influência das academias de bairro no ambiente nacional.
O Brasil conta com 32.011 academias ativas, de acordo com um levantamento da Cortex, plataforma de big data e Inteligência Artificial para marketing e vendas. Dessas, 23.287 (72,7%) são micro, 8.621 (26,9%) são pequenas, 95 (0,3%) são de médio porte e apenas 6 (0,02%) são grandes. O estudo não considera as mega academias, como Bodytech, Bluefit e Smartfit.
“Analisamos as empresas brasileiras que não eram filiais”, diz o diretor de Inovação da Córtex, Marvin Fiori. O levantamento mostrou que a região com mais academias ativas do País é São Paulo, com 1.621. A cidade é seguida por Rio de Janeiro e Brasília – não surpreendentemente os três municípios mais populosos do Brasil.
Top 10 cidades com mais academias:
Publicidade
Top 10 cidades de São Paulo com mais academias:
Top 10 cidades do Rio de Janeiro com mais academias: