Guia de Bairros

Jogo criado por alunos da rede pública reflete especulação imobiliária

Cartas de sorte e de revés são baseadas na percepção que alunos têm dos pontos positivos e negativos do bairro/ Crédito: Divulgação/LabPedreira
Redação, Estadão Imóveis
29-06-2023 - Tempo de leitura: 1 minuto

Estudantes do 9º ano da escola municipal Paulo Gonçalo dos Santos criaram um jogo de tabuleiro que debate o conceito da especulação imobiliária a partir da realidade regional. Inspirado no clássico Banco Imobiliário, o “Banco Imobiliário Distrito Pedreira” tem a proposta de fazer com que os alunos compreendam o valor real e especulativo do solo e do bairro em que vivem. 

Uma reportagem do Expresso Bairros destaca que a CEU Alvarenga, sede da Emef Paulo dos Santos, está no Balneário São Francisco, bairro localizado na área da Subprefeitura Cidade Ademar e conta com cerca de 165 mil habitantes.

É a partir dessa perspectiva que o jogo idealizado pelo professor de geografia Francisco Vanderlei se baseia. O projeto é resultado de um mapeamento das iniciativas privadas e equipamentos públicos do bairro em que os alunos vivem. Além disso, eles levantaram os valores dos imóveis e avaliaram os pontos negativos e positivos destes pontos. 

A partir dessa pesquisa e análise, o valor médio do metro quadrado foi usado para definir o preço das propriedades e as áreas referentes a ações de empresas levaram em conta os ramos da economia local, como rede de varejo e atacado e empresa de energia renovável. 

Publicidade

A iniciativa foi tão bem sucedida que alcançou o primeiro lugar na categoria Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio do Prêmio Paulo Freire de Qualidade do Ensino Municipal, concedido pela Câmara Municipal de São Paulo. 

Confira mais informações sobre o projeto e entenda como o jogo funciona na reportagem do Expresso Bairros: https://expresso.estadao.com.br/bairros/2023/06/28/alunos-de-ceu-ganham-premio-com-banco-imobiliario-de-pedreira/